Dengue: Prefeitura lança projeto piloto de captura do mosquito

Dengue: Prefeitura lança projeto piloto de captura do mosquito

22 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • A Prefeitura de Chapecó, lançou na manhã desta segunda-feira (22), na Escola Básica Municipal Água Amarela, o Projeto “Armadilha para capturar o mosquito da dengue”. A ação é integrada pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente, Saúde, Educação em parceria com a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER).

     O projeto piloto traz uma proposta simples de acabar parcialmente com a proliferação do Aedes Aegypti, sendo uma alternativa para auxiliar as demais ações de combate ao mosquito. A “mosquiteira”, como é chamada, será desenvolvida na escola, pelos alunos e professores, utilizando garrafas pet, tule, fita adesiva, sementes de arroz ou ração.

     De acordo com o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, estratégias são importantes para enfrentarmos o mosquito. “É preciso buscar estratégias que envolvam os chapecoenses. Começar pela escola é uma alternativa, já que as nossas crianças são multiplicadoras de informação e estão sendo estimuladas na construção da consciência ecológica. As famílias são imprescindíveis para avançarmos no combate a dengue”, disse.

    Como a armadilha funciona

    Na prática, o mosquito irá lançar seusovos perto da água, no recipiente já montado, esses, descerão para o fundo da armadilha para adquirir nutrientes, ali crescem e ficam presos e são descartados através de higienização adequada e eliminação total de possíveis larvas. O objetivo é acabar com as possíveis gerações do mosquito. Neste primeiro momento a proposta será desenvolvida na EBM Água Amarela.

    “Precisamos que a comunidade se engaje nessa causa, sinta-se responsável e faça a sua parte. Estamos pesquisando alternativas simples, que tragam resultados e que ajudem a eliminar essa presença incômoda do mosquito da dengue. Mas a mais eficiente ainda é o cuidado da nossa própria casa, a nossa rua e o nosso bairro, estando de olho nos recipientes com depósito de água, e fazendo o contato com a Secretaria de Saúde”, enfatiza o prefeito.

     1

    Prefeitura de Chapecó