Material Plástico: Reeleição de Vilson Silveira é aprovada por mais de 90% dos trabalhadores

Material Plástico: Reeleição de Vilson Silveira é aprovada por mais de 90% dos trabalhadores

8 de setembro de 2017 Off Por José Carlos Linhares



  • A nova diretoria toma posse no final de janeiro e sindicalista chama atenção “para a volta da escravidão no País”

    Chapecó (8.9.2017) – O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Materiais Plásticos de Chapecó – Stimpc, Vilson Silveira, foi reeleito para novo mandato frente à instituição. O processo eleitoral, conduzido dentro de perfeita normalidade, não registrou nenhum incidente. Sustentada por visão democrática e de valorização da base, a diretoria foi renovada em 55%, oportunizando a vários outros trabalhadores colaborarem com o sindicato desempenhando funções em defesa da categoria.

    Mais de mil trabalhadores estavam aptos a votar por atenderem as recomendações dos estatutos do sindicato. Os eleitores compareceram às cinco urnas (uma fixa instalada na sede do sindicato e quatro itinerantes) e reelegeram o atual presidente com o expressivo percentual de 91,18% dos votos válidos. O mandato da diretoria em exercício vence dia 30 de janeiro, data em que tomarão posse os novos diretores para executar gestão de cinco anos.

    O presidente reeleito disse que a categoria soube reconhecer “de maneira soberana” a ação executada em benefício dos trabalhadores e suas famílias, também na administração próximo a ser concluída. Foi uma demonstração de “profunda e incontestável confiança” transmitida à presidência e diretores “através do voto”. Para o sindicalista o resultado diz ainda que os profissionais do setor tem conhecimento “da transparência e seriedade” adotadas na condução de todas as atividades sindicais.

    O sindicalista, bacharel em direito Vilson Silveira, cumprirá novo mandato em meio a enorme turbulência na vida dos trabalhadores, consequência da Reforma Trabalhista que valerá a partir do dia 11 de novembro. Mostra que o futuro, em curtíssimo prazo, “é desafiador” por estar agregado a “totais e absoltas incertezas” vividas pelo País. Explica que com a Reforma Trabalhista o governo tenta “debilitar o trabalhador e acabar com o movimento sindical”. Acrescenta que cabe aos líderes “impedir que isso aconteça”. Admite ser preciso “muita coragem (esta o governo não nos tira) e luta” para evitar “o literal desamparo das classes trabalhadoras, com a desestruturação de sua representatividade legal”.

    Volta da escravidão – Silveira entende que o caminho é buscar alternativas para fazer frente “à drástica, melancólica e desumana determinação do governo”. Ele reforça ser necessário compensar os prejuízos proporcionados pela reforma, anexando valores atrativos aos salários e benefícios sociais, por exemplo, negociando adequadas convenções coletivas. A nova realidade que precisa ser absorvida impõe renovação comportamental com atuação ainda mais vigorosa. O dirigente expõe que a situação é grave e exige a união de todos os trabalhadores e do movimento sindical para opor-se ao que o Planalto quer fazer: “por fim a organização daqueles que fazem o Brasil andar”.

    O momento requer atuação ainda mais vigorosa para impossibilitar que a classe trabalhadora fique sem referência e fragilizada. O presidente reeleito do Stimpc pede aos trabalhadores que fortaleçam os sindicatos por que o enfraquecimento pode significar “a volta da escravidão”, sistema que para ele é possível seja retomado já com a entrada em vigor da nova lei trabalhista.

    – Foto: Silveira reeleito manifestou agradecimentos aos trabalhadores pelo voto e ao grupo de apoio que conduziu o processo eleitoral

    Assessoria de Imprensa Stimpc