Região sul de Chapecó está em Situação de Emergência

Região sul de Chapecó está em Situação de Emergência

21 de novembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  

    O Prefeito de Chapecó, José Caramori, assinou hoje (20) o Decreto nº 31.750 que Declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas pelo forte vendaval desta quinta-feira (19): linhas Monte Alegre e Água Amarela e bairros Santo Antônio, Quedas do Palmital e Santos Dumont. O documento autoriza todos os órgãos municipais a atuarem nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Com o Decreto também ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de prestação de serviços e reabilitação das comunidades, sem prejuízo a Lei de Responsabilidade Fiscal. 
     
    No início da tarde, o Prefeito, o Secretário Adjunto da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli e o Secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo Nascimento Júnior, realizaram uma visita técnica ao local onde deve ser instalado o terceiro radar meteorológico de Santa Catarina, o Morro das Antenas, em Chapecó. Eles também estiveram no local mais atingido pelo fenômeno climático: a linha Monte Alegre.
     
     “Nossa prioridade neste momento é a saúde das pessoas, que já estão sendo bem cuidadas. Paralelo a isso, com a situação de emergência decretada, estamos agilizando a liberação de recursos para que possamos restabelecer o mais rápido possível as moradias das famílias que perderam totalmente suas residências”, informou José Caramori. A Defesa Civil de Santa Catarina deve confirmar a liberação de recursos para a aquisição de Kits Casa. 
     
    Para as famílias que tiveram as residências parcialmente destruídas, o Município e a Defesa Civil já realizam a distribuição das telhas. O Vice-Prefeito Luciano Buligon orienta as ações das Secretarias Municipais no trabalho de campo para a desobstrução dos acessos, restabelecimento das ligações de energia elétrica e prestação da assistência necessária. “Toda a estrutura de máquinas da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura trabalha desde ontem à noite nas comunidades atingidas, inclusive com as equipes de poda em função dos danos nas vegetações. Pedimos a compreensão das pessoas para que evitem visitar os locais afetados neste momento para facilitar o deslocamento das equipes de trabalho”, orientou o Vice-Prefeito. 
     
    O levantamento da Defesa Civil confirmou que quatro casas foram totalmente destruídas; seis residências parcialmente destruídas e outras 20 destelhadas. Quatro pessoas foram hospitalizadas. Os moradores que ficaram desabrigados estão nas casas de parentes. Todos os Centros de Saúde do Município estão atentos às demandas que surgirem. 
     
    Agricultura 
     
    Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente apontaram que duas casas de agricultores foram danificadas. Uma pocilga com 300 suínos também teve estragos, além de três pequenos aviários que sofreram grandes prejuízos. Cerca de mil aves desapareceram. 1,5 hectares de produção de eucalipto também tiveram prejuízos. Um galpão de máquinas foi atingido com registro de estrago nos equipamentos. 
     
    Educação
     
    A unidade educativa atingida foi a Escola Básica Municipal Thereza Girardi Baldissera, na linha Monte Alegre.  A instituição irá retornar às atividades normais apenas quando estiver em condições para isso, garantindo assim a integridade física de alunos e professores. A partir desta segunda-feira (23), a Escola Básica Municipal Água Amarela irá receber os alunos da unidade afetada para que os mesmos não sejam prejudicados no processo ensino aprendizagem.
     
    Assistência Social
     
    O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Seminário está atendendo as solicitações das famílias atingidas. Uma equipe do CRAS, juntamente com a Defesa Civil, segue com o trabalho de levantamento de dados no local a fim de prestar o auxílio necessário. Colchões, alimentos, roupa de cama e água já foram distribuídos aos moradores que precisavam. “Até este momento o poder público detém de todas as ferramentas necessárias para atender assistencialmente as famílias”, enfatizou o Secretário de Assistência Social Valmor Scolari. 

    Prefeitura de Chapecó