Caixa Econômica Federal reconhece indicadores econômicos e sociais de Chapecó

Caixa Econômica Federal reconhece indicadores econômicos e sociais de Chapecó

23 de novembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  
    A Prefeitura de Chapecó recebeu o reconhecimento do Governo Federal, através da Caixa Econômica, pelos índices alcançados em 2015 nas áreas de gestão administrativa, social e desenvolvimento econômico. O ofício foi endereçado ao Prefeito José Caramori e recebido nesta semana.    
     
    O documento (nº 126/2015) aponta o desempenho de Chapecó em uma pesquisa realizada pela Revista de circulação nacional “Isto É”. Dentre os destaques está a premiação como a Melhor Cidade do Brasil em Mercado de Trabalho no ano de 2015, entre os municípios de porte médio. Além disso, a Caixa Econômica Federal enaltece a conquista do 8º lugar na classificação geral que inclui todos os indicadores. Estes resultados, segundo o ofício, projetam Chapecó como um importante polo de destaque entre os melhores municípios no Estado e no país.
     
    “Este é o reconhecimento das ações que desempenhamos no município, preocupados em oferecer cada vez mais condições para a instalação de novas empresas e a abertura de novos postos de trabalho, sempre focados na garantia do bem-estar da comunidade. Investimos acima dos percentuais obrigatórios em saúde e educação e desenvolvemos diversas ações e programas sociais que busca assegurar a qualidade de vida da população. Divido este sentimento com o setor empresarial de nossa cidade. Receber este reconhecimento da Caixa Econômica Federal, representa a conquista de um selo de qualidade das boas administrações do país”, ressaltou José Caramori. 
     
     
    Demais conquistas nacionais de Chapecó (dentre 5.565 municípios)
     
    Indicadores Fiscais: 39º lugar – Classificação Geral
                                        19º lugar – Execução Orçamentária
     
    Indicadores Econômicos: 20º lugar – Classificação Geral
                                                  1º lugar – Mercado de Trabalho
                                                  37º lugar – Padrão de Vida 
     
    Indicadores Sociais: 36º lugar – Classificação Geral
                                          5º lugar – Qualidade de Vida
                                         14º lugar – Atenção ao Jovem
                                         22º lugar – Habitação
                                         37º lugar – Desenvolvimento Humano
                                         40º lugar – Saúde
                                         47º – Responsabilidade Social
     
     
    A pesquisa
     
    O ranking utilizou critérios da Austin Ratings, agência classificadora de risco de crédito nacional. O levantamento analisou os 5.565 municípios brasileiros e elegeu as cidades mais bem sucedidas. Foram mais de 80 prêmios entregues as cidades mais bem posicionadas, com base em cerca de 500 itens. O estudo considerou o IDH, índices econômicos, equilíbrio fiscal e inclusão fiscal, critérios considerados essenciais para garantir a qualidade de vida da população.  
     
    A consultoria Austin Ratings coletou e cruzou os dados de todos os municípios brasileiros durante cinco meses.  O objetivo foi identificar as ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. Para isso, foram escolhidos quatro pilares fundamentais para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas: os indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais.
     
    O estudo é considerado inédito no Brasil, devido a amplitude das cidades pesquisadas e a variedade dos indicadores analisados. De acordo com o Vice-Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, Chapecó é considerada referência na Região Oeste do Estado em muitas áreas, principalmente em saúde, educação e oferta de trabalho, o que atrai moradores e investidores. “Este reconhecimento nos incentiva a desenvolver novos programas e investir ainda mais, ficados no crescimento sustentável de nossa cidade e na garantia do bem-estar social”, ressalta Buligon.  
     
    O Prefeito José Caramori participou da premiação no mês de setembro e recebeu o certificado das mãos do Vice-Governador do Estado de São Paulo, Márcio França. 

    Prefeitura de Chapecó