Secretaria de Saúde de Chapecó atualiza dados em reunião

Secretaria de Saúde de Chapecó atualiza dados em reunião

20 de outubro de 2017 Off Por Chapecó



  • Na sexta-feira (20) aconteceu reunião dos membros da Sala de Situação de Chapecó na Secretaria de Saúde de Chapecó. Foi um momento de avaliar as ações realizadas e programar as próximas atividades. Em Chapecó as ações não param e para os próximos dias, está previsto mutirão na região da grande Efapi. A atividade irá acontecer em parceria entre a Secretaria de Saúde e a Superintendência da Efapi, concentradas nos locais com depósitos e que podem acumular água. O cronograma de atividades na região será nos dias 23 e 24/10, 30 e 31/10, 06 e 07/11, 13 e 14/11. Já entre os dias 23 e 27 de outubro acontecerá a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti.

    Dados

    Em Chapecó, em 2014 foram registrados 2.686 focos; 2015 foram 846 focos; em 2016 foram 514 focos do mosquito e em 2017, esse número é de 456 focos. Os depósitos em que os focos estão sendo encontrados são: 3% caixas de água e cisternas; 14% toneis e tambores; 9% vasos e pratos; 5% calhas; 11% pneus; 55% sucatas e 2% em depósitos naturais.

    A situação epidemiológica de Chapecó teve em 2016, 3.128 casos investigados de dengue, com confirmação de 820 casos. Já em 2017 esse número é de 460 casos investigados sem casos da doença. Os números de chikungunya também foram relembrados. Em 2016 foram investigados 166 casos, com confirmação de quatro casos. Em 2017, foram investigados 12 casos e dois foram confirmados de pessoas que viajaram. Os casos de Zika registrados em 2016 foram 38 casos e 03 positivos. Em 2017 foi investigado um caso que foi negativado.

    Lixo e Reciclagem

    Resíduos recicláveis são: garrafas pet, embalagens, papel e papelão, alumínio, sacolas plásticas, caixas de leite e vidros.

    Resíduos orgânicos são: restos de frutas, verduras, legumes e alimentos, papéis higiênicos, fraldas, guardanapos, esponjas, materiais que se decompõem.

    O óleo de cozinha deve ser acondicionado em embalagem pet e deve estar bem fechado. Deve ser levado até as Feiras Livres realizadas em Chapecó ou ainda ser depositado na lixeira do seletivo. Esse material é encaminhado ao Verde Vida, que faz sabão ou biocombustível.

    Ecoponto

    O Ecoponto dos pneus está localizado na Rua Israel, 240, Bairro Presidente Médici. Atende nas segundas e quartas-feira, das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Já o Ecoponto, para recebimento de resíduos volumosos, está localizado na Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Rua Sete de Setembro, nº 2063-E, também no Presidente Médici, próximo à UPA 24horas, e funciona das das 7h às 13hs. No espaço estão dispostos quatro containers para receber:

    • Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);

    • Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);

    • Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas);

    • Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados).

    Não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, lâmpadas, material hospitalar, pneus, entulhos e materiais de construção. Com relação aos móveis, devem ser desmontados antes do descarte, ao contrário dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que devem estar inteiros.

    Dicas de prevenção

    • Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;

    • Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

    • Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

    • Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

    • Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

    • Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

    • Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;

    • Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador.