Tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é apresentado ao Legislativo Municipal

Tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é apresentado ao Legislativo Municipal

26 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • Visita Campanha Fraternidade 26.02.16

    Atendendo ao requerimento de autoria do vereador Cleber Ceccon, estiveram participando da sessão ordinária desta sexta-feira (26), o Bispo Diocesano de Chapecó, Dom Odelir Magri; o Vigário Geral da Diocese de Chapecó, Padre Ademir Rubini, e a Pastora Sinodal da Igreja Evangélica da Confissão Luterana, Clarise Hozschuh.

    Na ocasião, foi apresentado aos vereadores o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, Casa Comum, Nossa Responsabilidade, bem como o objetivo geral: Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

    De acordo com Dom Odelir, esta é a quarta Campanha Ecumênica e, neste ano, em conjunto com a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), participam a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), a Igreja Presbiteriana Unida (IPU) e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA). “Estamos unidos, e pedimos a união de todos, para que conscientizem-se quanto a este problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos. Todos temos direito ao saneamento básico e todos somos corresponsáveis em cuidar do ambiente para deixarmos uma casa, um mundo, melhor para nossos filhos e netos”, destaca o Bispo.

    A priorização de ações de combate à miséria e o fortalecimento da cultura do não desperdício, segundo a Pastora Clarise, são alguns dos desafios que a campanha busca sanar. “Precisamos avançar ainda mais nos serviços de saneamento básico. Já somos um dos poucos países que possuem políticas públicas voltadas a esse aspecto. Entretanto, é preciso mais. É muito importante que as pessoas conscientizem-se quanto à reciclagem, ao desperdício da água e outros fatores que afetam o nosso meio ambiente”, enfatiza.

    O presidente João Marques Rosa, em nome do Legislativo Municipal, agradeceu a presença dos convidados. “O saneamento básico é a prioridade de qualquer governo, Municipal, Estadual e Federal. Nós, parlamentares, temos o dever de ajudar nessa campanha, que veio a calhar com a atual situação em que o Brasil passa. Estamos em um momento crítico e é preciso um esforço coletivo, em todos os setores, para a conscientização desta questão. Agradeço as informações apresentadas e parabenizo a todas as igrejas envolvidas”, finaliza o presidente.

    Fonte: Câmara Municipal de Chapecó