Reabertura do mercado de carnes para as Filipinas deve favorecer economia de Santa Catarina

Reabertura do mercado de carnes para as Filipinas deve favorecer economia de Santa Catarina

29 de novembro de 2017 Off Por Chapecó



  • Estado é o maior fornecedor brasileiro de suínos e frangos para o país asiático.

    Nesta semana, o Departamento de Agricultura do Governo das Filipinas, emitiu um memorando reabrindo o mercado do país para a carne de frangos, de suínos e de bovinos do Brasil. Santa Catarina, é o maior fornecedor brasileiro de carne suína e de frango para o país asiático.

    Desde o mês de setembro deste ano, as Filipinas deixaram de importar produtos brasileiros. O Governo Filipino, emitiu um documento onde afirma que o sistema brasileiro atende ás normas de segurança alimentar e saúde animal, cumprindo com todas as determinações impostas pelos órgãos reguladores daquele país.

    Santa Catarina responde por toda carne suína exportada pelo Brasil para as Filipinas. E só este ano, de janeiro a setembro, já foram embarcadas 1.667 toneladas de carne suína, faturando US$ 2,83 milhões. Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, a retomada das exportações para as Filipinas dá um novo fôlego para o agronegócio catarinense. “Em Santa Catarina sanidade animal e vegetal são prioridades. Investimos muito para que o nosso Estado fosse referência em saúde animal e isso tem um impacto muito grande na busca e manutenção de mercados importantes”, afirma.

    Grande parte da carne de frango que o Brasil exporta para aquele país também tem origem em Santa Catarina. Nos últimos nove meses, o Estado vendeu 22.590 toneladas de carne de frango (67% do total brasileiro), gerando uma receita de US$ 22,5 milhões.

    Informações: G1