Período de matrículas 2018 na rede estadual começa hoje (30)

Período de matrículas 2018 na rede estadual começa hoje (30)

30 de novembro de 2017 Off Por Chapecó



  • Inicia nesta quinta-feira (30), o período de matrículas nas 1.073 escolas estaduais, no ensino fundamental, médio, profissionalizante e nos Cejas (Centro de Educação de Jovens e adultos). A matrícula poderá ser feita até o dia 11 de dezembro.

    De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, A matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita aos alunos que completam 6 anos até 31 de março de 2018, conforme legislação vigente. Também é preciso seguir os critérios de zoneamento, ou seja, a matrícula deve ser feita na escola mais próxima de casa ou do trabalho dos responsáveis.

    Os alunos do ensino médio podem optar por diferentes modalidades, entre elas: Regular, Inovador (EMI), Integrado Educação Profissional (EMIEP) e Integral em Tempo Integral (EMITI). O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) oportuniza ao jovem a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado e dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente. São 145 escolas com este modelo atualmente no Estado.

    O Ensino Médio Integral em Tempo Integral é o mais recente modelo ofertado em Santa Catarina. Foi implantado em 2017 em 15 escolas e oferece oportunidades de uma educação que valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais e desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes. Essas escolas terão matrícula para o primeiro e segundo ano. Já as 20 escolas que iniciam o programa em 2018 ofertaram apenas o primeiro ano do ensino médio nesta modalidade.

    O Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) tem o trabalho como princípio educativo, a integração de todas as dimensões da vida. A proposta é integrar as disciplinas técnicas as grandes áreas do conhecimento do Ensino Médio, não sendo apenas uma simples justaposição de disciplinas.

    “O ensino médio é a etapa final da educação básica, por isso além do tradicional ensino regular a Secretaria de Estado da Educação tem invertido em outros modelos. Desta forma, o jovem que quiser seguir para a universidade pode escolher o modelo a seguir, assim como o jovem que quer ir para o mundo do trabalho pode optar pela formação profissional já nesta etapa. Queremos dar autonomia aos nossos jovens decidirem, junto com seus pais, qual o caminho que preferem seguir e para isso temos que dar opções”, destaca a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

    .Certidão de Nascimento;
    · Carteira de Identidade;
    · Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2017 ou histórico escolar;
    · Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);
    · 1 foto 3×4; (opcional)
    · Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental
    · Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis

    Consulte a escola mais próxima da sua casa: http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx

    Fonte: Governo Estado SC