Contribuição sindical mantem o Sitran “forte, atuante e produtivo”, diz dirigente

Contribuição sindical mantem o Sitran “forte, atuante e produtivo”, diz dirigente

10 de janeiro de 2018 Off Por José Carlos de Linhares



  • Chapecó (10.1.2018) – O recolhimento da contribuição sindical patronal, a exemplo dos trabalhadores, tornou-se facultativo desde que a Reforma Trabalhista entrou em vigor no ano passado. O tributo é a principal fonte arrecadadora do Sitran. O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó depende muito desse recurso “para continuar executando suas ações em defesa dos interesses das empresas do setor”, disse o presidente Deneraci Perin.

    No próximo dia 31 expira o prazo para que as empresas do transporte quitem os valores das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical, exercício 2018. Mesmo não sendo obrigatório “solicitamos as empresas que efetuem o pagamento”, pede o dirigente. Essa receita mantem a estrutura da instituição, possibilitando a sequência do “vigoroso trabalho”, na condição de agente defensor da categoria econômica para melhorar o desempenho do setor.

    Perin concorda que o TRC (Transporte Rodoviário de Carga) é um dos setores que mais sofreu com a falta de reajuste e até redução no valor do frete, aumento do combustível, falta de infraestrutura nas estradas, rígida legislação trabalhista e tributária, multas em valores exagerados e outras obrigações. No entanto, há firme expectativa de retomada do crescimento, com bônus também às empresas do setor.

    Se mesmo com uma combativa estrutura organizacional atuando a situação foi crítica, “imagine-se o quadro sem o Sitran”, compara o presidente. É esse viés de intransigente defesa do transportador que “justifica plenamente o pagamento da contribuição sindical”, argumenta o dirigente. As dificuldades que o setor enfrenta exige uma instituição representativa forte e atuante, para que as empresas de transporte tenham segurança em seu negócio e possam continuar existindo.

    Retorno ao transportador – O Sitran é uma instituição sem fins lucrativos e a receita é utilizada exclusivamente para mantê-la e fomentar o setor, buscando melhores benefícios às empresas. Sua base territorial se estende sobre 28 municípios onde situam-se mais de 1.600 empresas, com frota superior a 15 mil caminhões e carretas. Em conjunto com a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina – Fetrancesc, a entidade atua intensamente para defender e preservar os interesses maiores de todos transportadores representados nesta região.

    A contribuição é essencial para que o Sitran mantenha os benefícios e continue trabalhando em favor das causas do setor que representa. Em 2017, por exemplo, houve constante atuação junto ao Congresso Nacional, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), judiciário e vários outros segmentos político/administrativo para fortalecer o movimento pela Reforma Trabalhista, Marco Regulatório do TRC, ações tributárias e trabalhistas. O Sitran também concluiu o projeto de planejamento estratégico, instrumento que possibilita a ampliação do trabalho, com criação de novos serviços, benefícios e ações complementares, todas direcionadas aos empreendedores da área. Por estas razões optar pelo recolhimento da contribuição “passa a ser um dever dos transportadores”, justifica Perin.

    – Foto: Perin diz que optar pelo recolhimento da contribuição “é fortalecer o transportador”

    Assessoria de Imprensa Sitran