Aprendizagem: Educação leva a família para a escola

Aprendizagem: Educação leva a família para a escola

2 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • O processo de aprendizagem não deixa duvidas, a escola tem como objetivo desenvolver estratégias, criar mecanismos voltados ao ensino dos pequenos, e aos pais cabe estar presente e contribuir por meio de sugestões. Ao contrário do que muitos pensam a escola integra o cotidiano familiar dos alunos, nesta ótica, os pais devem estar envolvidos dentro do possível em todo o processo de aprendizagem.

    Dentro deste contexto as instituições que integram a rede municipal de ensino de Chapecó estão promovendo ainda nas primeiras semanas do ano letivo as assembléias de pais. A gestora do Ceim Criança é Esperança, professora Simone Sperotto Zonta informa que na instituição a assembléia estrategicamente foi realizada em três momentos distintos no mês de fevereiro, dia 24 com os pais do berçário, 25 com os pais do maternal e dia 26 com os pais do pré-escolar. “Com isto, buscamos proporcionar um momento de integração entre a família e os profissionais da educação. Apresentamos nosso projeto educacional e os pais tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões” destacou.

    O Ceim, Criança é Esperança, está localizado no bairro São Cristovão, mas atende um público formado por crianças oriundas também dos bairros, Saic, Cristo Rei, Bela Vista, Centro, Engenho Braun, Jardim América e Jardim Itália. Conforme a matricula prévia aponta, são mais de 330 alunos distribuídos no berçário, maternal e pré-escolar.

    A professora avalia que na questão social, o fato da família estar presentes nas atividades escolares se reflete positivamente tanto aos pais que tomando conhecimento da aprendizagem dos filhos, como para o aluno devido a constante troca de experiências.

    2 1 (1)

    “Os pais são os espelhos dos filhos! E um filho que observa sua família realmente inserida na comunidade escolar possivelmente se tornará uma pessoa mais envolvida com as questões sociais” reforça.

    Prefeitura de Chapecó