Jogos Terceira Idade (JASTI 2018) – Idosos chapecoenses participarão das disputas

Jogos Terceira Idade (JASTI 2018) – Idosos chapecoenses participarão das disputas

23 de fevereiro de 2018 Off Por Chapecó



  • A cidade de Rio do Sul será a sede dos Jogos da Terceira Idade (Jasti) de 2018. E idosos chapecoenses irão participar das disputas. Uma das modalidades será a Dança na Categoria Estilo Livre.

    Alongamento, aquecimento, aula de dança e ensaio da coreografia. Os encontros das 25 mulheres com idade entre 60 e 80 anos acontecem nas terça e quinta-feira das 10 às 11 horas na Cidade do Idoso. O grupo ensaia junto desde 2017 e já participaram de competições e apresentações, como por exemplo, o Festival de Mostra Coreográfica.

    Albina Libera Dutra Miotto tem 70 anos e mora no Centro de Chapecó. Ela é uma das integrantes do grupo e diz que dançar é uma maneira de extravasar, colocar para fora tudo que faz mal para o corpo, espírito e alma. “O grupo é como uma família e traz integração, amizade, alegria, felicidade. É muito bom participar, passar horas juntas e fazer amizade”, explicou. Ela também diz que participar do grupo de dança e da Cidade do Idoso é muito importante, pois oferece para os idosos, muitas coisas, que talvez não tiveram quando jovens. “Participar das atividades é viver um pouco mais. Estar aqui representa, vida, vida, vida”, enfatizou.

    Outra participante do grupo é Denice Gromoski dos Reis, de 64 anos do bairro São Cristóvão. Para ela que gosta de dançar, participar do grupo é bom, pois faz amizades, conversa e passa um tempo diferente. “Dançar faz bem, não só para parte a física e corpo, mas também para alma e espírito, faz muito bem, traz uma leveza”, comentou.

    A coreografia

    A coreografia que o grupo irá apresentar é “Costureiras”, pois a maioria das mulheres do grupo trabalhou nessa área ou gosta muito de costura, de bordar ou fazer crochê. “É uma maneira de homenagear essas mulheres, que já trabalharam muito. Uma coreografia que representa elas e o trabalho que desenvolvem”, explicou Matheus Grasel, o professor que acompanha e ensaia com o grupo. Ele comenta ainda que o figurino utilizado pelo grupo foi pensado e feito pelos integrantes do grupo.

    Depois da apresentação no JASTI, o grupo começará a ensaiar uma nova coreografia a ser apresentada na Festa Junina dos Idosos e também no Festival de Mostra Coreográfica, no final do ano. “Depois do JASTI, começamos uma nova coreografia para apresentação”, explicou.

    Cidade do Idoso

    Na Cidade do Idoso estão cadastrados atualmente 1.800 idosos em um serviço mantido totalmente pela Administração Municipal. Visa levar qualidade de vida aos idosos, com atividades físicas e troca de experiências. O horário de atendimento é das 08 às 12 e das 13 às 17 horas.

    No espaço, os usuários têm acesso à oficina de informática, sala de cine vídeo, grupo de dança, ginástica, musculação, pilates, grupo vocal, caminhada orientada, hidroginástica, Hora Cultural, Shows de Talentos, Campeonatos, Palestras Educativas, jogos de mesa (canastra, dominó, sinuca, três sete) e de bocha. Eles podem participar ainda do curso de alfabetização para idosos e recebem atendimento na área da saúde. Além disso, está instalada na Cidade do Idoso a Cozinha Comunitária. O espaço fornece gratuitamente aos idosos cerca de 250 refeições por dia.

    Além de todos os serviços oferecidos pelo município, tem ainda os parceiros que oferecem serviços gratuitos aos idosos. As Universidades, Unochapecó e Unoesc, com atendimento de dentistas, fisioterapeutas e enfermagem através dos cursos das instituições. Também Escola Mano Muniz e Embeleze para corte de cabelo masculino e feminino.

    Para participar da Cidade do Idoso é necessário ter no mínimo 60 anos. Para realizar o cadastro na Cidade do Idoso é necessário documento de identidade e comprovante de residência. Depois disso, os idosos passam por avaliação médica que direcionará cada idoso para as atividades físicas que pode realizar. Cada idoso poderá frequentar o espaço pelo menos duas vezes por semana.