Perseguição policial termina com um morto no centro de Chapecó

Perseguição policial termina com um morto no centro de Chapecó

13 de março de 2018 Off Por Chapecó



  • Por volta das 22h24min de ontem, 12, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Chapecó, Policiais Militares efetuaram acompanhamento de três camionetas envolvidas em contrabando de cigarros, um policial levemente ferido, um dos autores do crime foi a óbito, outros dois agentes que atuavam como batedores, foram detidos e conduzidos à Polícia Federal.

    As três camionetes abordadas, tratando-se de uma Fiat Toro e uma VW Amarok carregada de cigarro e uma GM S10 foram entregues na Polícia Federal. O IGP e a Polícia Civil estiveram presentes para efetuar a perícia do agente que foi a óbito.

    APANHADO GERAL DA AÇÃO

    Após receberem informações do setor de inteligência do 2ºBPM/Fron, Policiais Militares da Rocam/2°BPM/Fron tentaram realizar a abordagem de uma Amarok, a qual estava carregada com cigarros contrabandeados. As tentativas de abordagem iniciaram ainda na avenida Fernando Machado e depois de passar pela rua Paulo Marques, saiu na avenida Getúlio Vargas, onde se chocou em um veículo estacionado (Fiesta), após deu marcha ré e avançou novamente, desta vez usando a camionete como arma, atentou contra a vida de um policial da Rocam (que felizmente acabou ferido leve na perna) jogando a camionete sobre o policial (importante salientar que a todo momento eram emanada ordens para que parasse). Diante do risco atual e iminente à vida do policial, por injusta e potencial lesiva agressão, os integrantes da guarnição, usaram moderadamente do único meio que possuíam para fazer a agressão cessar, realizaram disparos de arma de fogo contra o agressor, que só então cessou a agressão, parando de acelerar a parando parte sobre a pista e parte sobre o canteiro central. Observando que tudo isso ocorreu em frações de segundos.

    POLICIAL FERIDO

    O policial foi socorrido e levado ao HRO com escoriações e lesão leve na perna, passou por exames, recebeu medicação e foi liberado, estava com dores na perna e bastante abalado.

    GM S10 E BATEDORES PRESOS

    Ao mesmo tempo, outras guarnições faziam a abordagem de uma GM S10, que estava junto com a Amarok no momento que iniciaram as tentativas de abordagem, se separaram, eram os batedores. A GM S10, com dois indivíduos dentro, homens de 27 e 32 anos, os quais confessaram estarem agindo como batedores da Amarok.

    FIAT TORO

    Também ao mesmo tempo, outras guarnições e até policiais militares de folga procuravam por outros veículos que estariam no comboio, sendo que, em dado momento dois policiais de folga localizaram uma Fiat Toro na região da rua Mascarenhas de Moraes, Parque das Palmeiras, estava trancada, estacionada em local sob árvores, como se tivesse sido deixada no local para pegar depois. A Torto estava também, a exemplo da Amarok, abarrotada de cigarros.

    OUTRAS DUAS CAMIONETES

    Outras duas camionetes envolvidas na ocorrência, que em princípio faziam parte do mesmo comboio e um outro batedor acabaram conseguindo fugir e se esconder.

    OCORRENDO AGORA: durante a manhã desta terça-feira, outras duas camionetes que conseguiram fugir ontem tentaram segui viagem, sendo que a PM de Chapecó fechou o cerco e avisou a Brigada Militar, eles conseguiram passar a fronteira estadual sem serem vistos, mas a cerca de 50 KM da ponte, sentido Erechim, acabaram sendo localizados pela Brigada Militar, trocaram tiros, abandonaram as camionetes e fugiram para o mato, policiais em buscas com todos os meios disponíveis, incluindo Canil e Saer.

    HISTÓRICOS

    Posteriormente confirmaremos os históricos como placas verdadeiras das camionetes carregadas com cigarros e ficha criminal do cidadão morto (no momento da ocorrência não foi identificado, não portava documentos).

    Toda ação de inteligência da PM teve auxílio da inteligência da PRF.