PROCON Chapecó divulga pesquisa de preços dos produtos de Páscoa

PROCON Chapecó divulga pesquisa de preços dos produtos de Páscoa

26 de março de 2018 Off Por Chapecó



  • Com um pouco de tempo e pesquisa, o consumidor chapecoense vai conseguir economizar nas compras dos produtos de Páscoa. Isso é o que relata o Coordenador Executivo do Procon, Paulo Balancelli, após apresentar a pesquisa de preços realizada pelo órgão.

    Visando contribuir com o consumidor e apresentar as variações de preço, o Procon Chapecó pesquisou produtos em nove estabelecimentos (mercados, lojas e atacados) de diversos locais do Município para verificar os preços das barras de chocolate, caixas de bombom, coelhos de páscoa e ovos de chocolate. Segundo Balancelli, a variação dos preços está com média de 30 à 40%, mas alguns itens chegam a 83,54% e outros 2,37%.

    A pesquisa completa está disponível no site http://proconchapeco.com.br/. Balancelli explica que comparando a tabela e tendo ela em mãos, é possível verificar os preços e saber em qual estabelecimento os produtos tem o menor preço. Balancelli diz que em 2018 os números agradam mais o consumidor. Em 2017, na pesquisa de Páscoa, teve produtos com diferença de mais de 100%, esse ano, o índice mais alto foi de 83,54% e o menor índice foi de 2,37%. No total, em todos os itens pesquisados, a pesquisa apresentou uma diferença de 30,74%.

    Foram pesquisadas as marcas mais populares, apresentadas e vendidas pelo mercado chapecoense. Para fins de economia familiar, segundo Balancelli, é importante para manter o equilíbrio econômico e nessas épocas de vendas sazonais, a pesquisa é muito importante porque os preços podem variam muito.

    A coleta de dados para a pesquisa páscoa foi realizada nos dias 22 e 23 de março de 2018, em nove estabelecimentos da cidade, abrangendo 39 itens tradicionais na páscoa.

    A maior variação de preço identificada entre os estabelecimentos pesquisados foi no ovo de páscoa Lacta Ao Leite, em 83,54%, enquanto a diferença média de cada produto pesquisado chegou a 30,74% entre os estabelecimentos participantes.

    “Nossas pesquisas tem demonstrado o quanto é importante os consumidores buscarem as melhores ofertas. Os preços variam muito de um estabelecimento para outro, então com um pouco de tempo e sola de sapato pode se ter uma boa economia”, destacou o Coordenador Executivo do órgão, Paulo Balancelli.

    É importante destacar que os preços obtidos nos estabelecimentos pesquisados indicam os menores valores, levando em consideração a marca, tipo, peso e outras características. Os preços pesquisados são meramente informativos, podendo sofrer alterações nos estabelecimentos.

    Algumas dicas foram repassadas para que o consumidor possa economizar:

    1 – Faça uma lista com os nomes das pessoas que deseja presentear, priorizando os mais próximos e as crianças;

    2 – Procure saber o gosto dessas pessoas. Há quem prefira chocolate em quantidades menores ou apenas sabores específicos. Assim, estará evitando o desperdício;

    3 – Pesquise preços e trace um orçamento, para que possa prever o seu gasto total. Se ficar alto, veja de que formas pode reduzir;

    4 – Pense além dos ovos de Páscoa: confira preços dos bombons e chocolates em barra, já que costumam ter a mesma quantidade por preços mais acessíveis;

    5 – Evite se endividar para presentear nesta Páscoa, ou seja, parcelar as compras ou entrar no cheque especial;

    6 – Na hora das compras, opte pelos estabelecimentos que oferecem os menores preços. Vá com tempo e paciência para pesquisar;

    7 – Leve a lista e siga o orçamento. Se desejar comprar algo fora do planejamento, some o valor e analise qual será o gasto total;

    8 – Confira os preços nas gôndolas e também no caixa, evitando pagar mais caros do que o planejado;

    9 – Caso não se importe em presentear após a Páscoa, é válido esperar, pois os preços caem consideravelmente.

    10 – Considere preparar seus próprios chocolates para presentear, diminuindo as despesas.