POLÍCIA CIVIL DE CHAPECÓ DEFLAGRA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO “BOLIVIANA” E DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE REALIZAVA O TRÁFICO DE DROGAS E ARMAS NA CIDADE

POLÍCIA CIVIL DE CHAPECÓ DEFLAGRA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO “BOLIVIANA” E DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE REALIZAVA O TRÁFICO DE DROGAS E ARMAS NA CIDADE

5 de abril de 2018 Off Por Chapecó



  • A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal – DIC de Chapecó, deflagrou a segunda fase da operação “Boliviana” na manhã de hoje, 4 de abril de 2018, com o cumprimento de diversos mandados judiciais de busca e apreensão, sequestro de bens e prisão preventiva.

    A operação transcorreu simultaneamente nos Estados de Santa Catarina e Paraná, nas cidades de Chapecó, Foz do Iguaçu e Apucarana, e contou com o apoio de quase 30 (trinta) policiais civis oriundos da 2ª e 3ª Delegacias de Polícia de Chapecó, da Delegacia de Pinhalzinho, do canil de São Lourenço do Oeste, do Denarc de Foz do Iguaçu e da Delegacia de Apucarana.

    As investigações se iniciaram no mês de fevereiro com a apuração de informações relacionadas ao tráfico de cocaína na região de Chapecó. Após diligências investigativas, agentes da DIC de Chapecó lograram êxito em identificar a existência de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e armas de fogo oriundas do Estado do Paraná.

    Diante de informações no sentido de que traficantes se vangloriavam da grande pureza da cocaína que estavam distribuindo em Chapecó em razão de sua origem “boliviana”, foi assim batizada a operação policial.

    No dia 11 de março de 2018 a Polícia Civil de Chapecó deflagrou a primeira fase da operação, ocasião na qual foi preso em flagrante T.O. na posse de mais de 6 (seis) quilos de cocaína, mais de 4 (quatro) quilos de crack e uma pistola calibre 9mm com dois carregadores, objetos que estavam todos acondicionados em compartimento oculto do veículo utilizado para o transporte desde a região de Foz do Iguaçu até Chapecó.

    Sem interromper as investigações, a Polícia Civil descobriu outros integrantes da organização criminosa, seus endereços e possíveis locais utilizados para venda e armazenamento de drogas, bem como veículos utilizados pelo grupo para a traficância.

    Após representação policial, foram decretadas as prisões de todos os integrantes da organização criminosa, bem como outras medidas visando a obtenção de novas provas.

    Na manhã de hoje, foram cumpridos 9 (nove) mandados de busca e apreensão nas cidades de Chapecó, Foz do Iguaçu e Apucarana, logrando-se êxito na apreensão de relevantes de elementos de prova que confirmam a existência e atuação do grupo criminoso.

    Durante a operação policial foi preso J.F.A.N, investigado responsável pelo transporte de drogas e armas de fogo até Chapecó.

    Além disso, foi apreendido um veículo Citroën/C5 utilizado para o tráfico de drogas na região chapecoense, em cumprimento à ordem judicial de sequestro do bem, cujo emprego na operacionalização de crimes foi comprovado pela Polícia Civil.

    Cabe frisar que, com este trabalho, a Polícia Civil desarticula uma das principais (possivelmente a maior) organização criminosa responsável pela distribuição de cocaína na região leste de Chapecó/SC.

    As investigações continuam com o objetivo de dar cumprimento aos demais criminosos que se encontram foragidos e permitir que sejam levados à justiça e responsabilizados pelos gravíssimos crimes praticados.