Dengue: Sábado terá mutirão de combate ao Aedes aegypti

Dengue: Sábado terá mutirão de combate ao Aedes aegypti

4 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Agentes de Combate as Endemias, Agentes de Saúde, médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e auxiliares de consultório dentário. Esses são os profissionais que estarão envolvidos no mutirão de combate a dengue, zika e chicungunya que acontecerá nesse sábado (05) em Chapecó. O evento era para ter acontecido no sábado (27), mas em função da chuva precisou ser transferido. Além dos profissionais de saúde, voluntários de entidades sociais, corpo de bombeiros e empresas participarão das ações que irão acontecer das 7h30 às 11h30, com diversas atividades de orientação à população e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
    De acordo com a Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, a cidade de Chapecó está em alerta máximo, somente eliminando os criadouros será possível acabar com o mosquito e com a transmissão da doença. “É o mosquito que transmite a doença, então precisamos eliminá-lo. Para isso precisamos da ajuda e apoio de todos os chapecoenses, para que mantenham seus terrenos e calhas limpas, caixas da água vedadas, piscinas tratadas e eliminem todos os recipientes que possam acumular água”, comentou.
    O coordenador da Vigilância Ambiental, Junir Antônio Lutinski, afirma que os trabalhos estão sendo realizados periodicamente, inclusive em horários alternativos visando encontrar os moradores em casa. O trabalho envolve desde a cobertura de caixas de água, recolhimento de pneus, além de verificação dos pontos estratégicos. “Estamos trabalhando diariamente contra esse mosquito, mas precisamos do engajamento da população para conseguir eliminá-lo”, esclareceu.
    Orientação à população:
    – Não jogar lixo no quintal, terrenos baldios e vias públicas. Este material exposto à chuva é o maior criadouro do mosquito;
    – Mantenha cisternas, tambores e latas com água bem fechados. Os recipientes com água da chuva também são criadores de mosquitos;
    – Não deixe piscinas plásticas ou de lona com água por mais de dois dias, além de esfregar as bordas para afastar o risco da permanência de ovos do mosquito.
    – Uso diário do repelente e colocação de telas em janelas.
    Fique atento aos locais que podem acumular água:
    • Mantenha caixa de água fechada
    • Mantenha tampados tonéis e barris de água
    • Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água
    • Encha de areia até a borda os pratos das plantas
    • Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água
    • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada
    • Mantenha as calhas limpas
    • Não deixe a água acumulada sobre a laje
    Dados atualizados da dengue em Chapecó:
    • 2014 – 3 casos importados
    • 2015 – 34 casos autóctones + 13 importados
    • 2016 – 56 casos autóctones + 13 importados, 219 aguardando resultado de exames, 271 casos negativos.
    • Bairros: Zanrosso – Efapi, Presidente Médici, Centro, Bela Vista, Vila Real, Efapi – Thiago, São Cristovão, Quedas do Palmital, Líder, Universitário, Maria Goretti.
    Dados atualizados zika vírus em Chapecó
    2016 – 00 casos autóctones + 02 importado, 19 aguardando resultado de exames, 05 casos negativos.
    Dados atualizados febre chikungunya em Chapecó
    2016 – 00 casos autóctones + 01 importado, 47 aguardando resultado de exames, 23 casos negativos
    Atualizado em 04/03/2016, às 18 horas.

    Prefeitura de Chapecó