Camelódromo irregular da Nereu Ramos é derrubado

Camelódromo irregular da Nereu Ramos é derrubado

27 de maio de 2018 Off Por Chapecó



  • Uma operação movimentou a área central de Chapecó a partir das 5h deste domingo (27). É que a já esperada derrubada do chamado Camelódromo da avenida Nereu Ramos aconteceu nas primeiras horas da manhã e envolveu máquinas e diversas pessoas.

    As lojas estavam ali instaladas de forma irregular, há muitos anos. Recentemente, o Governo do Estado entrou com o pedido de reintegração de posse e o Ministério Público (MP) também se posicionou pela retirada da estrutura.

    Os comerciantes do local já esperavam por uma iniciativa nesse sentido, pois haviam sido notificados que deveriam deixar as estruturas. No entanto, eles cobram do Poder público um novo espaço para trabalhar.

    Esse camelódromo fica entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Clevelândia e estava construído em área do Estado de Santa Catarina, na parte posterior da escola Marechal Bormann, utilizando também parte do passeio público.

    Polícia Militar, Guarda Municipal, fiscalização de obras e Ministério Público, entre outros órgãos, estiveram presentes. Os produtos estocados foram retirados e guardados.

    O Promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos acompanhou a operação e explicou que o domingo foi escolhido por ser o dia de menor movimento. Segundo Sens, são comerciantes “clandestinos, irregulares, não tem autorização nenhuma para estarem nesse lugar…destruíram o muro…não têm alvarás, não pagam impostos”. Ele informou que existe um cadastro com todos os nomes e datas de ocupação. Afirmou que a operação é legal. Sobre os objetos de estavam dentro das lojas, ressaltou que ficarão à disposição dos proprietários no prédio da ADR: “ali vai ser catalogado e eles têm direito de retirar o que não for ilícito”.

    A comerciante Maria Alves do Amaral, acompanhado de sua filha, falou que trabalha no local há seis anos. “Eu tinha comprado esse lugarzinho de outra pessoa pra mim trabalhar e era o meu ganha pão”. Declarou que não sabia que o local seria desmanchado: “são 24 famílias sem trabalhar…eles tinham que ter dado um papel assinado, um despejo, uma coisa assim”.

    Já Pedro Farias, que tinha estabelecimemto no local há mais de 15 anos, afirmou que sabia da possibilidade de derrubada do Camelódromo, mas “tavam dizendo que não iam fazer nada”. Ele disse que políticos prometeram resolver a situação.

    O QUE DIZ A PREFEITURA DE CHAPECÓ

    A Prefeitura de Chapecó se manifestou por nota, às 8h25m deste domingo. Diz que atendeu determinação do Ministério Público e cumpriu com o Código de Obras e Posturas do município.

    Nota

    A Administração Municipal informa que área fiscalizada é propriedade do Governo do Estado de Santa Catarina. A Prefeitura atendendo a uma determinação do Ministério Público de Santa Catarina e cumprindo com o previsto no Código de Obras e Posturas do Município, no que se refere à ocupação irregular da calçada, executou na manhã deste domingo (27) a desocupação da área. A Administração reforça ainda que os comerciantes foram comunicados e notificados sobre as irregularidades. O caso estava sendo tratado com acompanhamento do Ministério Público e comerciantes desde o ano passado, no intuito de encontrar alternativas pacíficas de regularizar a situação.

    Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

    Fonte: RÁDIO CHAPECÓ