Ceu das Artes recebe espetáculo teatral

Ceu das Artes recebe espetáculo teatral

25 de junho de 2018 Off Por Editor



  • Chapecó, 22/06/2018 – sexta-feira – O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) recebeu nesta segunda-feira (25), o Espetáculo Teatral “Tsuru no Ongaeshi”, uma verdadeira viagem à cultura japonesa, por meio da contação de histórias. Trazendo lendas milenares do Japão medieval, em um mini cenário sobre rodas, a Cia Caravana do Sonhar, de São Bento do Sul, envolveu alunos e professores de instituições públicas de ensino. As sessões contaram com a participação de mais de 200 alunos e professores da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky (EPC) e de profissionais da Chapecó Criança – Cidadania em Ação.

    Para a aluna Talita, de 9 anos, que foi pela primeira vez a um espetáculo teatral “foi muito bom e a história foi muito diferente das que eu já ouvi”, disse. De acordo com a Diretora da EPC, Lilian de Oliveira é muito bom que as crianças tenham contato com atividades culturais. “As atividades extraclasse vem para dar movimento à rotina escolar, e oportunizar uma nova atividade que possa ser agregada ao currículo escolar. Nesse espetáculo em específico, foi muito bom para os alunos terem conhecimento de novas culturas, e terem contato com a arte. Eles ficaram muito empolgados”, disse. Oficina Além da peça apresentada hoje, que marca o grande trabalho da Cia, as atividades iniciaram antes do espetáculo, ainda no sábado (23) com uma Oficina de Kamishibai (teatro de papel), utilizando-se da antiga técnica japonesa para contar histórias.

    Participaram da oficina professores da Rede Municipal de Ensino, que agora poderão multiplicar as informações dentro das escolas. Também foram entregues à Secretaria de Educação 10 kits compostos de uma maleta que serve como mini palco, gravuras, texto e ilustrações que podem ser utilizadas na contação de histórias. O objetivo é que a técnica se expanda e possa ser utilizada como ferramenta pedagógica. O projeto chegou a Chapecó a partir do Edital Elizabete Anderle, que circula o Estado com diferentes atividades. “Chapecó foi presenteada com duas apresentações. É sempre uma alegria receber projetos tão grandiosos como este. Estamos sempre de portas abertas para acolher essas atividades e fazer com que cheguem às comunidades, democratizando o acesso à cultura”, disse o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.