Chapecó participará do dia do desafio nesta quarta-feira

Chapecó participará do dia do desafio nesta quarta-feira

27 de junho de 2018 Off Por Eduardo Grassi



  • A abertura simbólica do Dia do Desafio em Chapecó será na quarta-feira (27) às 08h00 no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo do Verdão. Uma aula de zumba dará largada a esse evento com a participação dos funcionários da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL, além de todos os chapecoenses que desejarem participar, informa o Diretor de Juventude, Amarildo de Bairros. De acordo com ele todos podem vir ao Verdão para a abertura ou até mesmo durante o dia para participar das atividades.

    Como é dia de jogo da Seleção Brasileira o expediente na SEJEL será das 07h00 às 13h00, mas durante a tarde técnicos de modalidades esportivas estarão à disposição no Verdão para orientar quem pretende fazer alguma atividade. A SEJEL também coloca a disposição o telefone 3330 8600 e Whatsapp 98874 9160 para que a população e empresas informem sobre as atividades desenvolvidas, como forma de validar para a computação final de quantos chapecoenses participaram do Dia do Desafio, realizando 15 minutos de atividade física.

    Dia do Desafio

    O Dia do Desafio consiste em um município, geralmente do mesmo porte, desafiar o outro. Vence quem mobilizar mais pessoas a praticar um tipo de exercício por 15 minutos naquele dia. Em 2018, Chapecó não terá um município desafiante. O desafio será superar os números do ano passado, quando Chapecó superou a cidade venezuelana de Ciudad Ojeda, Zúlia. Chapecó mobilizou 25,08% da população contra 8,98% da soma do adversário.
    O objetivo do Dia do Desafio é cooperar com o incentivo da prática de atividades físicas aos habitantes, proporcionando aumento na consciência das pessoas em relação à importância dessa prática, tornando isso um hábito de vida para os chapecoenses. O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All). No Brasil é coordenado pelo SESC em parceria com as Prefeituras e diversos agentes mobilizadores. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou pelo SESC/SP em 1995 (e em Santa Catarina, em 1997, com envolvimento de três cidades).