Qualificação: Programa aborda multiplicidade do ensino

Qualificação: Programa aborda multiplicidade do ensino

9 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • O processo educacional atual tem buscado cada vez mais estratégias para atender a intensa multiplicidade dos estudantes, porém tais iniciativas têm como objetivo causar que os alunos ampliem seu aprendizado, e ainda, seu desejo pelo conhecimento. Com este objetivo a Secretaria de Educação de Chapecó, desenvolve o programa Inovação na Educação Avaliando as Habilidades de Criatividade e de Pensamento Critico. A iniciativa envolve 35 multiplicadores que tem como objetivo trabalhar com professores das três redes de ensino.

    Na última segunda-feira (07), cerca de 35 profissionais entre professores e multiplicadores da rede municipal participaram de atividades do programa, que acontecem em dois momentos distintos: no período matutino profissionais do Ensino Fundamental ll, no período vespertino Ensino Fundamental l. A qualificação foi desenvolvida em um dos laboratórios do polo municipal da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Bairro São Cristovão.

    A professora de séries iniciais, Carmem Schneider afirma que esta capacitação é uma continuidade de outras, sendo que seus resultados já estão sendo percebidos na escola. “Observamos uma mudança na forma de se pensar e fazer em sala de aula trata-se de outra maneira de construir o conhecimento através do pensamento critico e a criatividade na aprendizagem” reforça a professora.

    “Com os constantes avanços tecnológicos e apelos midiáticos que os estudantes vivenciam diariamente é extremamente fundamental a constante qualificação do profissional da educação. Ser professor é isto, estar sempre pronto para o constante desafio de educar contribuindo para a formação de verdadeiros cidadãos”, destaca a Secretária de Educação, professora Maria de Lurdes Seben.

    Como é o programa

    Nesta qualificação são desenvolvidas metodologias para subsidiar e desenvolver as competências técnicas de raciocínio, de criatividade e socioemocionais em larga escala. Trata-se de um laboratório de inovação dedicado à produção e disseminação de conhecimento científico.

    Chapecó é pioneiro neste programa, através da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria do Estado da Educação e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna. São parceiros para as práticas das atividades, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Ghent, na Bélgica e nos Estados Unidos, as Universidades de Berkeley e São Franscisco.

    Dentre os objetivos está formar crianças e jovens para superar os desafios do século XXI. Desenvolvendo capacidades para aprender, trabalhar em um mundo cada vez mais complexo, sendo incentivados a pensar de maneira crítica. Mais que memorizar informações, este programa irá estimular os estudantes a processar, selecionar e analisar a informação. Mais que ler e escrever irá incentivar os jovens a fazer o uso social das mais diversas linguagens.

    3 (1) 2 (2) 1 (3)

    Prefeitura de Chapecó