Falha em radar afeta voos nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e também Chapecó

Falha em radar afeta voos nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e também Chapecó

20 de julho de 2018 Off Por Editor



  • Infraero diz que problema ocorreu entre 10h46 e 11h32, e que as operações voltavam a ser normalizadas pouco antes do meio-dia. Causas da pane não foram informadas.

     

    Um problema no radar afetava os pousos e decolagens nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e de Cumbica, em Guarulhos, na manhã desta sexta-feira (20). De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a falha suspendeu os voos por quase uma hora, entre 10h46 e 11h32. É a terceira pane do tipo em pouco mais de um mês (leia mais abaixo).

    As causas do problema não foram informadas. Segundo a estatal que administra o terminal paulistano, tanto as decolagens como os pousos voltaram a ser realizados pouco antes do meio-dia. Havia, porém, tempo de espera maior entre as saídas.

    A pane causou atrasos e cancelamentos. Das 6h até o meio-dia, a situação em Congonhas era a seguinte:

    Decolagens:

    • 110 programadas;
    • 2 canceladas;
    • 21 voos atrasados.

    Pousos:

    • 85 programados;
    • 15 voos atrasados.

    O problema afetava também as operações em Cumbica, na região metropolitana. Segundo a assessoria do GRU Airport, que administra o aeroporto, os voos foram afetados a partir das 10h50.

    Segundo a GRU Airport, às 12h a situação em Cumbica era a seguinte:

    Decolagens:

    • 163 programadas;
    • 7 atrasadas;
    • 3 voos cancelados.

    Pousos:

    • 183 programados;
    • 9 atrasados;
    • 8 voos cancelados.

    Outras falhas

    No fim da noite de quinta (19), uma falha semelhante, também no radar de São Paulo, afetou as operações em Cumbica. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero em Brasília, o problema ocorreu entre 23h30 e 0h25 desta sexta. Congonhas não foi afetado por essa pane porque o aeroporto fecha diariamente às 23h.

    Em 16 de junho, outro problema em radar causou atrasos em ao menos 50 voos em Congonhas durante a manhã daquele dia. Na ocasião, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) disse que adotou, durante 55 minutos, “ações de contingenciamento entre as aeronaves nas áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba”.

    Assim como nesta sexta, aeroportos de outros estados também foram afetados.

    Outros aeroportos

    Os aeroportos do Rio tiveram pousos e decolagens atrasados por causa da pane em São Paulo. Até o meio-dia, no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, quatro voos tinham sido cancelados, e outros três tinham atrasos – entre chegadas e partidas -, segundo a Infraero.

    Já no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, um voo que iria para São Paulo estava atrasado. O Rio Galeão informou que o terminal opera normalmente, mas podem ocorrer atrasos ou cancelamentos devido ao problema em São Paulo.

    Ao menos um voo com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior, foi desviado para Navegantes (SP) devido à falha no radar. De acordo com a assessoria de imprensa de Viracopos, um voo que saiu de Belo Horizonte às 11h10 com destino final Campinas foi desviado para Navegantes.

    A pane provocou reflexos também no Aeroporto Internacional de Brasília. De acordo com a Inframerica, 11 voos haviam sido afetados, sendo nove atrasos e dois cancelamentos. Ao longo do dia, o aeroporto JK recebe 18 voos chegando de Guarulhos e 19 voos saem da capital federal em direção a Congonhas.

    A assessoria do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou que ao menos seis voos para São Paulo sofreram atraso superior a 30 minutos.

    Com informações de G1