‘Abala a estrutura da gente’, diz professor agredido por aluno em SC

‘Abala a estrutura da gente’, diz professor agredido por aluno em SC

22 de agosto de 2018 Off Por Editor



  • Caso foi registrado em Curitibanos com estudante de 13 anos. Adolescente foi afastado enquanto direção apura os fatos.

    O professor Jonhy Tessari da Cunha, que foi agredido com chutes e um soco no rosto em uma escola municipal de Curitibanos, no Oeste, disse estar abalado pelo o que ocorreu. “A gente se prepara na faculdade, mas não para uma situação desse tipo”, declarou à NSC TV. Polícia Civil e Conselho Tutelar foram acionados.

    Cunha é professor de matemática e disse que foi agredido na manhã de segunda-feira (20). O aluno envolvido foi afastado do colégio até a próxima semana e a direção apura o caso. O professor tem 29 anos e disse que a agressão ocorreu depois que ele pediu para que o estudante vestisse o uniforme, uma exigência na escola.

    “Ele [aluno] disse que não ia, que eu não era o pai dele, que eu não mandava nele. Nesse momento então eu me levantei, pedi para ele se retirar da sala para nós resolvermos na secretaria, como acontece de praxe nesse tipo de situação. Ele partiu já para a agressão, me deu um soco na mão. Eu tentei segurá-lo para pegar a jaqueta, ele me deu o soco na mão e começou já os chutes. Eu tentei segurá-lo pelo moletom, me deu diversos chutes. Consegui tirá-lo para fora no corredor, onde ele acabou me agredindo, me acertando os socos”, relatou o professor.

    Cunha comentou como se sentiu após o caso. “Bastante indignado com atitude assim e um pouco impotente por não, na verdade, não ter muito o que fazer nessa situação. Acredito que seja um problema existente na sociedade, não só aqui. Está ocorrendo direto em outras instituições”.

    Investigação e acompanhamento

    Foi feito um boletim de ocorrência ainda na segunda. Na manhã desta terça (21), o professor passou por exame de corpo de delito.

    Segundo a Secretaria de Educação de Curitibanos, o aluno veio transferido de outra unidade, onde teria agredido um colega. O adolescente estuda na escola desde junho. Segundo a direção, ele já tinha um histórico de mau comportamento, inclusive já havia xingado outros professores. Mas essa foi a primeira vez em que o estudante agrediu fisicamente um docente.

    O adolescente foi levado para a delegacia. Ele vai responder pelo ato infracional e o caso será encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina. Na tarde desta terça (21), a mãe e o estudante estiveram no Conselho Tutelar, que também acompanha a situação.

    “Fizemos o encaminhamento depois de adverti-los e orientá-los. Esse encaminhamento para o Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social], para ter no primeiro momento um atendimento com a psicóloga e assistente social. E depois, se for o caso, esse acompanhamento com a família também”, afirmou o conselheiro tutelar Delso Fogaça.

    Informações G1 SC