Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho realiza curso inédito em Chapecó

Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho realiza curso inédito em Chapecó

28 de agosto de 2018 Off Por Eduardo Correia



  • A Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest) promove quinta (30) e sexta-feira (31), em Chapecó, pela primeira vez, o curso de elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para sistemas de ar condicionado. O curso ocorre das 8h às 17h na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Oeste (Aeao), localizada na Avenida Nereu Ramos 2440 D, no Bairro Universitário. As inscrições ainda pode ser feitas em www.acest.org.br ou pelo fone (48) 3028-2652.
    O instrutor será o professor José Edson Basto, engenheiro mecânico e engenheiro de segurança do trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ministra cursos na áreas de Higiene e Segurança do Trabalho pelo Crea-SC, Acest e outras entidades, empresas e universidades. O curso tem duração de 16horas/aula, e os participantes receberão material de apoio e certificado.
    A capacitação vai preparar profissionais a respeito dos diversos aspectos da elaboração e implantação de um PMOC; e capacitar o pessoal de fiscalização, projeto, instalação, supervisão e manutenção de equipamentos de climatização quanto à elaboração do plano. No dia 5 de julho encerrou o prazo para edifícios comerciais e industriais adequarem-se à lei 13.589, que obriga a manutenção periódica dos aparelhos e sistemas de ar condicionado. Publicada no Diário Oficial da União em 4 de janeiro, o texto deu prazo de seis meses para adaptação às novas normas.
    Pela lei é necessária a execução do Plano de Manutenção, Operação e Controle (Pmoc) de equipamentos e sistemas de ar condicionado em edificações de uso público e coletivo com o objetivo de eliminar ou minimizar riscos potenciais à saúde dos ocupantes. “Além da questão da saúde, existe essa preocupação da entidade pois desde 5 de julho as Vigilâncias Sanitárias de todo o país poderão multar os infratores em valores que vão de RS 2 mil e R$ 1,5 milhão”, adverte a presidente da Acest, Karla Zavaleta.