Operação “Sangrando” da PF e Previdência combate concessão irregular de benefícios do INSS

Operação “Sangrando” da PF e Previdência combate concessão irregular de benefícios do INSS

30 de agosto de 2018 Off Por Editor



  • Itajaí/SC – A Força-Tarefa Previdenciária, integrada pela Polícia Federal e Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, deflagrou na manhã de hoje, 30, a Operação Sangrando com vistas a desarticular ação criminosa
    responsável por concessões irregulares de Auxílio-Doença e de Aposentadoria por Invalidez em cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

    Ao todo 44 policiais federais e dois servidores da Inteligência Previdenciária (COINP) cumprem 11 Mandados Judiciais na cidade de Blumenau em Santa Catarina e nas cidades de Cruz Alta e Tupanciretã no Rio Grande do Sul. São dez Mandados de Busca e Apreensão e um Mandado de Prisão Temporária, este contra servidor da Previdência.

    As investigações, iniciadas em 2017, levaram à identificação de um Perito Médico Previdenciário, lotado na Agência da Previdência Social de Blumenau/SC, que realizava atendimentos a pessoas específicas fora da agenda oficial.

    Em ação combinada com esses pretensos beneficiários, concessões de benefícios de Auxílio-Doença e de Aposentadoria por Invalidez eram concedidas com a inserção de dados falsos no sistema da Previdência. Restou comprovado que muitos desses falsos beneficiários mantinham algum tipo de inter-relacionamento, sendo que, ao menos, dezesseis pessoas pertencem a um mesmo grupo familiar.

    Foi decretado pela Justiça Federal a suspensão do exercício da função pública do Perito Médico Previdenciário e, paralelamente como ação saneadora, também será realizada a interrupção dos pagamentos dos benefícios previdenciários
    fraudulentos, descobertos no curso da investigação, evitando um prejuízo futuro de quase 26 milhões de reais (calculado estimado pelo tempo ao qual as aposentadorias por invalidez seriam pagas, pela expectativa média de vida da população brasileira).

    Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos no sistema da Previdência e associação criminosa.

    *O nome da operação “Sangrando” é uma conotação ao prejuízo causado aos cofres
    públicos, que sangram com esse tipo de fraude.