Polícia Civil deflagra a 6ª fase da operação “Woodstock Condá” em Chapecó

Polícia Civil deflagra a 6ª fase da operação “Woodstock Condá” em Chapecó

10 de setembro de 2018 Off Por Editor



  • A Polícia Civil de Chapecó/SC, por meio Divisão de Investigação Criminal – DIC de Chapecó/SC, com o apoio de dezenas de policiais civis da região, deflagrou na manhã desde dia 10 de setembro a 6ª fase da operação Woodstock Condá, uma das operações policial mais bem sucedida dos últimos tempos em todo o Estado de Santa Catarina contra o tráfico de drogas.

    Ainda pela manhã, policiais civis de diversas unidades policiais da 12ª regional de Chapecó/SC saíram para cumprir 12 (doze) mandados de busca e apreensão em diversas regiões da cidade, bem como realizar o cumprimento de 6 (seis) mandados de prisão temporária de investigados desta 6ª fase do caso. Todos os mandados judiciais expedidos foram cumpridos a rigor, sendo os 6 (seis) investigados alvos capturados e encaminhados à delegacia de polícia.

    Durante as buscas, foram apreendidas drogas do tipo maconha, cocaína e haxixe, bem como uma arma de fogo calibre.22 LR e munições calibre.32, o que levou à prisão em flagrante de 3 (três) pessoas.

    O conjunto de operações da Polícia Civil de Chapecó/SC denominados Woodstock Condá já pode ser considerado uma das maiores ações policiais contra o tráfico de drogas de toda a região. Após o início das investigações ainda no mês de janeiro deste ano, já foram presas 31 (trinta e uma) pessoas pela prática de crimes como o tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, posse de arma de fogo, extorsão e integração de organização criminosa.

    Os trabalhos da Divisão de Investigação Criminal – DIC de Chapecó/SC no combate especialmente ao tráfico de drogas sintéticas começaram ainda no dia 21 de janeiro de 2018 com a prisão de um traficante de drogas sintéticas em uma festa eletrônica na região, ocasião na qual foi realizada a maior apreensão de ecstasy da história de Chapecó/SC, com a descoberta de quase 700 (setecentos) comprimidos ocultos em uma residência.

    As investigações continuaram e culminaram no dia 5 de abril de 2018 na prisão de um atuante traficante de drogas em Chapecó/SC, antigamente associado ao primeiro indivíduo referido. Na oportunidade, foi apreendida uma das maiores variedades de drogas já encontradas na região em uma única apreensão: quase 300 (trezentos) comprimidos de ecstasy, LDS em papelotes, porções de maconha, MDMA em pó, cocaína e haxixe.

    A partir de então, aliando novos elementos de prova com o conjunto de informações levantadas pela Polícia Civil de Chapecó/SC desde o início do ano, a investigação iniciou seu caminho para se tornar a maior intervenção policial contra o tráfico de drogas da região oeste neste ano.

    Cabe destacar o histórico das investigações e operações ligadas ao caso:

    Woodstock Condá fase: deflagrada no dia 10 de maio de 2018 com a prisão de 11 (onze) pessoas pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Na ocasião, fase mais importante da operação, 22 (vinte e dois) mandados de busca e apreensão foram cumpridos, assim como capturados 9 (nove) indivíduos com mandados de prisão temporária e 1 (uma) mulher presa em flagrante pelo armazenamento de ecstasy. Quase todos os presos temporariamente também foram encontrados na posse de drogas ilícitas dos mais variados tipos, sendo apreendidos centenas de comprimidos de ecstasy, MDMA em pó, cartelas de LSD em papelotes, cocaína e haxixe. Além disso, alguns dias após, ainda foi preso o décimo primeiro investigado, encontrado em sua residência na posse da droga conhecida como “skank” (um tipo de maconha), haxixe e maconha plantada.

    Woodstock Condá fase: deflagrada no dia 15 de junho de 2018 com o cumprimento de 7 (sete) mandados de busca e apreensão, resultou na condução de 4 (quatro) pessoas, 2 (duas) presas em flagrante na posse de armas de fogo e drogas e ou outras 2 (duas) na posse de pequenas quantidades de drogas para consumo próprio.

    Woodstock Condá fase: deflagrada no dia 28 de junho de 2018 com o cumprimento de 18 (dezoito) mandados de busca e apreensão simultaneamente em Chapecó/SC e Águas de Chapecó/SC, a segunda maior operação relacionada às investigações culminou na prisão de 4 (quatro) pessoas, 3 (três) por força de mandados de prisão temporária e 1 (uma) presa em flagrante. Na ocasião, inclusive, foi preso em um servidor público na posse de diversos tipos de drogas ilícitas e apetrechos para a traficância, destacando-se a descoberta de uma verdadeira “estufa doméstica” para a plantação e cultivo de maconha. Alguns dias depois ainda foi realizada a prisão em flagrante de 1 (um) estudante universitário encontrado com variada gama de drogas ilícitas, dentre elas tubos de lança perfume, haxixe, maconha, comprimidos de ecstasy. Destacou-se, na ocasião, a descoberta de uma cartela contendo centenas de sementes de diversas variações de maconha, algumas de grande raridade e cultivadas apenas em poucos lugares do mundo.

    Woodstock Condá 4ª fase: deflagrada no dia 22 de agosto de 2018 com o cumprimento de 5 (cinco) mandados de busca e apreensão em Chapecó/SC, culminou na prisão em flagrante de 4 (quatro) pessoas pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, bem como na condução de 1 (um) quinto indivíduo na posse de drogas para consumo próprio.

    Woodstock Condá fase: deflagrada no dia 24 de agosto de 2018 simultaneamente nas cidades de Chapecó/SC e Modelo/SC com o cumprimento de 5 (cinco) mandados de busca e apreensão, culminou na condução de 3 (três) pessoas, 1 (uma) presa em flagrante na posse de “meio tijolo” de maconha e balança de precisão e outras 2 (duas) na posse de pequenas quantidades de maconha para consumo próprio.

    As investigações realizadas pela Divisão de Investigação Criminal – DIC de Chapecó/SC fazem parte de um conjunto de inquéritos policiais coligados que já culminaram na expedição e cumprimento total de 70 (setenta) mandados de busca e na apreensão de diversos tipos de drogas ilícitas, armas de fogo e outros elementos de prova sobre os crimes investigados.

    O trabalho da Polícia Civil chapecoense tem sido pautado muito mais na busca da responsabilização das pessoas envolvidas e associadas para a prática do tráfico de drogas do que propriamente na busca de grandes quantidades de drogas.

    Apesar disso, o cardápio de drogas ilícitas apreendidas durante as investigações inclui praticamente todos os tipos de drogas que transitam na região, variando desde a mais simples maconha prensada até o tipo “mais gourmet” da droga produzido atualmente. Dentre as drogas mais conhecidas no mundo, só fogem às apreensões da Woodstock Condá o cristal ou “ice” (metanfetamina) e a heroína. No caso, destacam-se as apreensões de quase de 1.300 (mil e trezentos) comprimidos de ecstasy de diversas estampas e tamanhos, centenas de micropontos de LSD em papelotes e em formato líquido, tubos de lança perfume, haxixe prensado, cocaína, bem como de apetrechos para o tráfico, como balanças de precisão, reagentes, estufa para cultivo e cartelas e pacotes para comercialização.

    Intitulada em referência ao famoso festival musical ocorrido nos EUA e à ampla difusão de drogas dentre todas as classes sociais na região chapecoense, a operação Woodstock Condá já resultou na prisão de 31 (trinta e um) investigados, assim na condução pela posse de drogas para consumo outras 5 (cinco) pessoas, com imensuráveis benefícios à sociedade chapecoense.