Mesários recebem capacitação para atuar nas eleições do dia 07 em Chapecó

Mesários recebem capacitação para atuar nas eleições do dia 07 em Chapecó

21 de setembro de 2018 Off Por Editor



  • Voluntários e convocados passaram por treinamento teórico e prático. A principal novidade deste ano é a biometria.

    Desde o começo do mês de setembro, 960 mesários revezaram entre as turmas que receberam capacitação no Tribunal de Júri, do Fórum de Chapecó. Os participantes são presidentes e primeiros mesários de Chapecó, Coronel Freitas, Paial, Guatambu e Cordilheira Alta. Foram duas horas e 30 minutos de informações sobre como proceder no atendimento aos eleitores e em situações adversas. Segundos mesários e secretários tiveram acesso a um curso a distância, feito pela internet.

    De acordo com a chefe de cartório da 94ª zona eleitoral, Cristiane Casagrande, a principal novidade deste ano é a biometria que é o uso da digital da pessoa para assegurar a identificação de cada um. “Na nossa região, o cadastramento biométrico foi facultativo. Além dos dados coletados no Cartório Eleitoral, o Instituto Geral de Perícias (IGP) repassou o banco de dados para que possamos agilizar o cadastro biométrico que será validado na hora da votação. Será uma eleição híbrida”, explica Cristiane. A chefe de cartório ressalta que nem todas as digitais cadastradas no IGP poderão ser aproveitadas por motivos diversos como problemas na coleta ou desatualização.

    A maioria dos participantes trabalhou em outras eleições. A experiência se complementa com a expectativa de quem participa pela primeira vez, como é o caso da dona Inês Zenaide Pagnussat. Ela é servente de uma escola em Coronel Freitas e trabalha há 16 anos em eleições, mas nunca como mesária. Desta vez foi convocada pelo TRE. “Tem bastante novidade, mas o treinamento foi muito bom. E a presidente da minha sessão vai me auxiliar. Somos uma equipe bem preparada”, avalia dona Inês que será 1ª mesária do local onde mora, linha Roncador, interior do município.