Polícia Civil deflagra “Operação Caronte” em Chapecó

Polícia Civil deflagra “Operação Caronte” em Chapecó

31 de outubro de 2018 Off Por Editor



  • A Polícia Civil, por meio da DPCAMI Chapecó, com apoio da Divisão de Investigação Criminal –DIC, Delegacia de Furtos e Roubos – DFR e Delegacias de área 1º e 3º DPs, desencadeou na manhã desta quarta-feira (31), a OPERAÇÃO CARONTE, para desarticular, já em seu nascedouro, o embrião de uma organização criminosa que se forma nos arredores da Escola Parque Cidadão Leonel Moura Brizola no CAIC.
    Depois das prisões realizadas pela DIC durante as diversas fases da operação Woodstock Condá, que desarticulou grande parte do tráfico de drogas em Chapecó, o comércio de drogas passou a se adaptar e rearticular, com a prisão daqueles que promoviam a distribuição de drogas, outros atores passaram a atuar, buscando assumir o controle do tráfico em alguns locais.

    Os policiais de DPCAMI após coletar informações acerca da movimentação do tráfico nos arredores da Escola Parque Cidadão Leonel Moura Brizola, identificou a formação de grupo que já começava a tomar forma e controlar o comércio de drogas próximo do local. Foram realizadas diligências, levantamento de locais, campanas, análise e cruzamento de dados de ocorrências. Após a coleta desse material, foi identificado o embrião de uma organização criminosa composta principalmente, por adolescentes e jovens que passaram a assumir os negócios ilícitos deixados pelos presos na operação Woodstock Condá.

    Essa organização criminosa, embora ainda embrionária, já apresentava potencial para tomar, com mão de ferro, o controle do tráfico, por meio de coações e ameaças às pessoas que moram e trabalham no local. O fato de serem adolescentes e jovens, com idades e entre 18 e 20 anos, apresenta um grau maior de preocupação, vez que é da natureza do jovem, ser mais inconsequente e, no caso de criminosos, mais violentos.

    Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil desencadeou a Operação Caronte, realizando o cumprimento de mandados de prisão desses jovens e de apreensão de adolescentes, investigados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, roubo, ameaça e corrupção de menores, além de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão.
    Ao todo, foram expedidos 4 mandados de busca e apreensão para internação de adolescentes, 4 mandados de prisão e 9 mandados de busca a apreensão de objetos.

    Durante a operação foram apreendidos celulares, uma balança de precisão e um revólver calibre .38 municiado e pronto para disparo. Também foi efetivada a internação de 3 adolescentes e a prisão de 2 maiores.

    Os adolescentes serão encaminhados para o DEASE e os maiores para a penitenciária de Chapecó. O material apreendido será analisado e, ao final das investigações, encaminhado ao Ministério Público e Poder Judiciário.

    Caronte, é o barqueiro de Hades, Deus do inferno na mitologia grega. A sua função era transportar para o outro lado do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.
    Mesquinho e apegado ao dinheiro, não recebia na sua barca as almas daqueles que não lhe pagavam a passagem, obrigando estas almas a vagar por 100 anos as margens dos rios.
    O traficante, como um barqueiro do inferno, leva nossas crianças e adolescentes para o outro lado do submundo das drogas, destrói famílias e comunidades, e o faz tudo com o único interesse em enriquecer. Aqueles que não podem pagar para sustentar seu vício são obrigados a praticar delitos, ou aliciados para trabalhar para o tráfico, ingressando no mundo do crime e das drogas, muitas vezes, um caminho sem volta.