Educação: Escolas trabalham contra dengue

Educação: Escolas trabalham contra dengue

16 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Gestores, professores e alunos das instituições da rede municipal de ensino, estão unidos em ações de conscientização e controle da dengue. A iniciativa da Secretaria de Educação envolve mais de 20 mil crianças da educação infantil e do ensino fundamental, em 83 instituições educativas.

    Diariamente são realizados diálogos em sala de aula, aplicação de repelente, verificação nas dependências das instituições de ensino, além de passeios nas comunidades onde os alunos estão inseridos, sendo distribuídos materiais informativos. De maneira lúdica as informações chegam aos alunos de um jeito prático, acessível, estimulando a conscientização e os cuidados com a sua casa e a sua escola.

    “Cuidados simples podem resultar em grandes benefícios. É assim que nossos alunos assimilam as iniciativas preventivas e eliminação de habitats deste mosquito e multiplicam este conhecimento com seus familiares”, assinala a Secretária de Educação, professora Maria de Lurdes Seben.

    Para a pedagoga, Aline Dal Posso Gonçalves, esta postura adotada frente ao mosquito é muito positiva, pois o trabalho em sala de aula traz grandes resultados para a sociedade como um todo. “Como mãe eu acredito muito neste trabalho uma vez que nossos filhos chegam em casa e colocam sua visão desta problemática nacional. Com isto eles multiplicam em seus lares o que aprenderam em sala de aula”, destaca.

    Na prática

    Na Escola Básica Municipal Guido Mantelli, no Bairro Engenho Braun, os alunos de 1º a 3° ano farão um encenação do teatro “Uma Historia Muito Louca”. A peça é uma adaptação da obra “Otto, o sapo detetive”, trabalhada em sala de aula com as crianças. A história traz, de forma lúdica, como evitar as futuras gerações do mosquito. Agora os pequenos farão a sua parte multiplicando informações importantes para a sua comunidade, nesta noite, às 19 horas, nas dependências da escola.

    O livro “Otto”, também está sendo trabalhado na Escola Básica Municipal Fedelino Machado dos Santos, no Bairro Efapi. Alunos de 1º e 2º ano confeccionaram crachás baseados no personagem principal do livro. Agora são oficialmente detetives na escola, investigam e conscientizam sobre a dengue. Já os estudantes de 3° a 9° ano mostram tudo o que sabem sobre o mosquito através de cartazes pela escola. O objetivo é alertar a comunidade escolar.

    Ainda no Bairro Efapi, a EBM Jardim do Lago traz para a comunidade escolar palestras em diferentes áreas como a ambiental e a da saúde. Material informativo é distribuído aos alunos e o tema está sendo debatido diariamente em sala de aula, envolvendo todas as turmas. O foco é conscientizar os alunos, mostrando o que podem fazer.

    Não é diferente o que acontece no Bairro Jardim Itália com os educandos da Escola Básica Municipal Rui Barbosa. Todas as séries da instituição de ensino estão envolvidas na temática e abraçaram a causa, para diminuir a proliferação do mosquito. Além disso, os alunos de 6º e 9º ano realizam uma campanha de conscientização pelo Bairro, através de faixas e folders informativos.

    Na EBM Mirian Elena Meyer, no Bairro Quedas do Palmital, um grande projeto chamado “Convivência em harmonia com hábitos saudáveis com o meio ambiente”, está sendo desenvolvido de modo interdisciplinar, em todas os anos do ensino fundamental. A intenção é uma só: combater o mosquito da dengue.

    Estratégias de conscientização e de combate ao mosquito

    A Secretaria de Educação estrategicamente adotou duas frentes distintas de prevenção e combate ao mosquito:

    Setor Pedagógico – Foi desenvolvido orientação para professores através do projeto ‘Investigando o Suspeito’, esta iniciativa tem como base o livro paradidático ‘Otto o Sapo detetive’. Todas as escolas estão envolvidas neste trabalho com seus alunos, sendo que paralelamente são desencadeadas iniciativas em cada unidade. Todo trabalho tem seu foco na prevenção, envolvendo todas as disciplinas curiculares.

    Setor de Educação Infantil – O projeto ‘Investigando o Suspeito’ passou por uma releitura voltada ao público infantil. Os trabalhos são desenvolvidos levando em conta os ambientes e a faixa etária das crianças.

    Conscientização através da literatura

    Lançado em novembro de 2015, o livro “Otto, o sapo detetive”, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, através de sua equipe pedagógica e tem sido grande referência no acervo das instituições de ensino, apara desenvolver a temática de prevenção a dengue.

    A obra conta a história de um sapo, que vivia tranquilo em seu brejo e certo dia se depara com um mosquito assustador. Logo dá início à intensa investigação e perseguição pela cidade, descobrindo que o tal mosquito é sim muito perigoso e capaz de transmitir uma doença perigosa.

    Escrita por Leila Tosi, com as ilustrações da artista plástica Ivandra Matiassi, a história simples e divertida, informa, esclarece e mexe com o imaginário das crianças, abordando uma questão relevante: como prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti. A intenção é, através da ludicidade, ajudar na construção de agentes transformadores, que farão a diferença hoje e no futuro de Chapecó.

    4 3 (2) 2 (3) 1 (5)

    Prefeitura de Chapecó