Família de catarinense que pode estar entre vítimas em Brumadinho não sabia que ele estava em MG

Família de catarinense que pode estar entre vítimas em Brumadinho não sabia que ele estava em MG

13 de fevereiro de 2019 Off Por Editor



  • Exame de DNA deve confirmar se um dos corpos ainda não identificados é de Evandro Schwirkowsky.

    A família de Evandro Schwirkowsky, de 23 anos, foi pega de surpresa com a chegada de peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) para a coleta de material genético na semana passada em Corupá, no Norte de Santa Catarina. A suspeita é que o catarinense esteja entre as vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG).

    Segundo a madrasta do rapaz, que não quis se identificar, a família não tinha contato com Evandro desde o início do ano, quando ele se mudou de Corupá em busca de emprego. Ela disse que os familiares não imaginavam que Evandro estaria em Brumadinho e estão preocupados com a possibilidade de ele estar entre as vítimas.

    O jovem morava em uma propriedade do pai na comunidade de Rio Paulo, em Corupá. No local, há um bananal e uma plantação de flores da família. O pai mora na área urbana da cidade. “Eu estou muito chocado. Estou com 51 anos e estou acabado”, disse o agricultor Mauricio Schwirkowsky. Segundo ele, para a família, Evandro estava em Florianópolis com o companheiro dele. “Ninguém ia pensar isso. Nunca ia descobrir”, completa.

    Foi o companheiro de Evandro, Edemilson de Jesus Silva, quem acionou as equipes de resgate em Brumadinho. Segundo ele, os dois tinham se mudado para Salvador (BA) havia pouco mais de um mês. Ainda conforme ele, dias depois o namorado seguiu para Brumadinho em busca de emprego.

    Evandro completou 23 anos no dia 22 de janeiro. Além de material genético dos familiares, pertences pessoais como escova de dente e roupas foram coletadas pelo IGP. O material está sendo encaminhado para o Instituto de Análises Forenses de Florianópolis (Infor), onde será feita a extração das amostras para obtenção do perfil genético.

    As informações serão encaminhadas às equipes de Minas Gerais, onde será feito o confronto com o DNA já coletado da vítima.

    Com informações Oeste Mais