Projeto para redução no número de vereadores vai tramitar na Câmara de Chapecó

Projeto para redução no número de vereadores vai tramitar na Câmara de Chapecó

13 de fevereiro de 2019 Off Por Editor



  • Proposta foi protocolada e após reunir o número mínimo de assinaturas seguirá para análise das comissões permanentes.

    A diminuição no número de vereadores foi colocada em pauta na sessão dessa terça-feira (12) da Câmara de Vereadores de Chapecó. A proposição do vereador Neuri Mantelli é reduzir os eleitos de 21 para 17, com a intenção de cortar despesas. O projeto de lei foi protocolado em dezembro e, nesta semana, Mantelli conseguiu reunir sete assinaturas para que ele tramite no Legislativo.

    Essa não é a primeira vez que o assunto vem à tona na Câmara. A proposta, inclusive, já foi defendida por instituições e organizações empresariais como a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), que tem acompanhado as sessões do Legislativo por um programa que incentiva voluntários associados e da comunidade a participarem das reuniões.

    Mantelli está otimista quanto à aprovação do projeto. “Consegui as sete assinaturas necessárias e agora o projeto vai para análise das comissões permanentes. Além de economia, com certeza os vereadores eleitos que estarão aqui serão vereadores que, no mínimo, venham defender os interesses da população e não só interesses particulares, como cargos comissionados”, afirmou. Só após passar pelas comissões a matéria vai ao plenário para votação.

    O vereador Cleiton Fossá argumentou sobre a proposta. “Tenho uma posição consolidada, do meu coletivo, na qual entendo que é possível reduzir despesas sem reduzir representatividade. Acredito que o Executivo tem que fazer o papel dele para diminuir gastos”, afirmou.

    PROPOSIÇÕES

    Ao todo, oito requerimentos foram aprovados durante a sessão. Dois deles pedem o envio de ofício para a Sociedade Amigos de Chapecó (SACH) solicitando a prestação de contas da entidade e informações sobre a organização da Efapi 2019. Também foi solicitada a participação de autoridades como o prefeito, secretários, deputados estaduais e federais em uma audiência pública na Casa Legislativa com a finalidade de debater a nova ala do Hospital Regional do Oeste. Será enviado, ainda, ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para que seja realizada uma reunião de trabalho na Câmara a fim de discutir o projeto de lei que proíbe o uso de canudos plásticos em restaurantes, bares, hotéis e similares.

    Outra matéria requer a apresentação de informações sobre os Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs), Centros de Educação Infantil Comunitária (CEICs) e Escolas Básicas Municipais (EBMs) relacionadas a temas como: número de unidades, horário de funcionamento, turmas, número de alunos por turma e idade, relação de professores e estagiários e solicitação de vagas para 2019.

    Ainda foram aprovados o encaminhamento de ofício à Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, administradora do Hospital da Criança, para estar presente no plenário da Câmara e falar a respeito de denúncias relacionadas à irregularidades no setor de oncologia pediátrica; esclarecimentos sobre o motivo pelo qual a prefeitura não homologou cadastro da dívida pública junto ao Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem); e uma solicitação para que seja apresentada a relação dos bens que integram o patrimônio público do aeroporto municipal Serafim Enoss Bertaso.

    Com informações MB Comunicação