PROCON divulga relatório anual de consultas e reclamações

PROCON divulga relatório anual de consultas e reclamações

7 de março de 2019 Off Por Editor



  • Em cumprimento a Lei Complementar Nº 54, de 02 de junho de 1998, o Coordenador Executivo do PROCON Chapecó, Paulo Luiz Balancelli divulgou na manhã desta quinta-feira, o Relatório de Consultas e Reclamações, referente ao período de janeiro a dezembro de 2018 (tabelas em anexo). Tradicionalmente, o balanço é divulgado no mês de março, em função da passagem do Dia Mundial do Consumidor, comemorado no próximo dia 15. Em 2018, foram realizados, no total, 18.696 atendimentos. 17.541 consumidores tiveram sua demanda atendida sem a necessidade de abrir uma reclamação, o que representa 95% de resolutividade no primeiro atendimento. O restante foi o número de reclamações abertas, 1155, o que consequentemente, geraram multas. Em 2018 foram lançados R$ 1.906.000,00 em multas. O recurso recebido vai para o Fundo do Procon e é utilizado na manutenção dos serviços e ações em defesa do consumidor de Chapecó.

    O relatório também registra 753 audiências realizadas no ano passado. As áreas mais demandadas foram: em primeiro lugar a telefonia, e segundo, os bancos. Entre as ações do Procon Chapecó em 2018 estão: Pesquisa de Material Escolar; Abertura do Procon na Efapi; Mês do Consumidor com conscientização; Pesquisa de Páscoa; Operação a Regra é Clara nos Postos de Combustíveis; Operação Paciência nos Bancos; Greve dos Caminhoneiros (controle de preços); Operação Merenda Boa nas Escolas Particulares; Recomendação para Baixa dos Preços da Gasolina; Black Friday; Pesquisa de Natal; Trabalho de conscientização com palestras e eleição de Vice-Presidente do Fórum Catarinense dos Procons. Entre as atividades, Balancelli destaca a Recomendação para Baixa dos Preços da
    Gasolina. “Fomos em todos os postos pedir a baixa dos preços, seguindo os parâmetros da Petrobras, e obtivemos êxito. Em alguns estabelecimentos constatamos redução de até 40 centavos por litro, uma conquista para o consumidor”, acrescentou. Ao finalizar a prestação de contas, o coordenador Executivo do Procon falou sobre a importância das pessoas procurarem o órgão sempre que se sentirem lesadas, e da conscientização das empresas em respeitar o consumidor chapecoense. “O princípio número um do Procon é a informação. Somos advogados do consumidor e atuamos em defesa dos seus direitos”, concluiu.

    O Procon Chapecó atende em dois endereços: na Sede do órgão, que fica na rua Clevelândia, ala Sul da Arena Condá, das 12h30 às 18h30, de segunda à sexta. E também na Superintendência da Efapi, das 7hs às 19hs, também de segunda à sexta.

    Ações do PROCON Chapecó em 2018.

    • Pesquisa de Material Escolar;
    • Abertura do PROCON na EFAPI;
    • Mês do Consumidor com conscientização;
    • Pesquisa de Páscoa;
    • Operação a Regra é clara – Postos de Combustíveis;
    • Operação Paciência – Nos Bancos;
    • Greve dos Caminhoneiros – Controle de Preços;
    • Operação Merenda Boa – Escolas Particulares;
    • Recomendação para Baixa dos Preços da Gasolina – Puxando a Baixa dos preços em todo país;
    • Black Friday;
    • Pesquisa de Natal;
    • Trabalho constante de conscientização com palestras;
    • Eleição de Vice Presidente do Fórum Catarinense dos PROCONs;

    No ano de 2018 foram R$ 1.906.000,00 (um milhão novecentos e seis mil reais) de multas lançadas.

    O PROCON de Chapecó, através de sua Coordenadoria Executiva, de acordo com a Lei Complementar nº. 54 de 02 de Junho de 1998, encaminhou para conhecimento o Relatório de Consultas e Reclamações, referente aos meses de Janeiro a Dezembro de 2018, conforme segue tabela abaixo: