SITRAN é solidário e apoia integralmente o programa Lixo Zero Chapecó

SITRAN é solidário e apoia integralmente o programa Lixo Zero Chapecó

9 de maio de 2019 Off Por José Carlos de Linhares



  • Instituição do transporte rodoviário de carga foi representada no ato de entrega do título Atitude Cidadã 2019

    Chapecó (9.5.2019) – O adequado destino dado ao lixo reciclável e orgânico rende título em Chapecó. A Prefeitura premiou cidadãos comprometidos com as boas práticas sustentáveis. Manusear corretamente o lixo é atitude que evita sujeira, uma série de outros transtornos e impede a proliferação de doenças, eventualmente provocada pelo lixo mal acondicionado ou depositado em locais indevidos.

    O presidente do SITRAN Chapecó, Deneraci Perin, participou da solenidade de entrega do título Atitude Cidadã 2019, concedido a sete pessoas, nesta primeira edição. O comportamento destes chapecoenses “é elogiável” disse, para acrescentar que toda a população deveria “ter consciência formada sobre o correto destino do lixo”. O SITRAN é totalmente solidário e apoia integralmente o Programa Lixo Zero que torna realidade o conceito Lixo Zero, fazendo de Chapecó uma cidade cada vez mais humana, limpa e agradável.

    Premiados – Na edição 2019, a primeira realizada, a Prefeitura premiou: Ângelo Biazus (varre a rua onde mora todos os dias e auxilia na limpeza pública), Cleonice Mattielo Miguel (possuiu coletor em frente à casa com a descrição para resíduos orgânicos e recicláveis), Eni Micoanski Costa (realiza compostagem domiciliar) e a Escola Básica Municipal André Antônio Marafon (mantem o projeto Clubinho do Meio Ambiente, sob responsabilidade das professoras Sara de Moura e Diana Chiodelli). Ainda, a família Casagrande (realiza a separação dos resíduos em cinco frações), Manuela dos Passos (escritora de livros sobre sustentabilidade e educação ambiental) e Marina Petzen e Ines Lazzaretti (realizam vermicompostagem domiciliar).

    Conceito – O prefeito Luciano Buligon acredita que Chapecó será a primeira cidade a conquistar a certificação Lixo Zero da América Latina. O conceito Lixo Zero se resume na separação dos resíduos direto na fonte geradora: em casa, no trabalho e na escola. Assim permite o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária.

    – Fotos: presidente do SITRAN diz que o programa é de qualificada importância

    Assessoria de Imprensa SITRAN