DIVE confirma: Morte do professor Alisson da UNO foi causada pela DENGUE

DIVE confirma: Morte do professor Alisson da UNO foi causada pela DENGUE

25 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) informa que foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz/SP o diagnóstico laboratorial de dengue para o óbito do paciente Alisson Klam 37 anos, residente em Chapecó, ocorrido no último dia 13 de março.

    Como se tratava de um óbito suspeito de dengue, foi realizada uma investigação conjunta entre a SES/SC e a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, utilizando o Protocolo de Investigação de Óbitos por Dengue, do Ministério da Saúde.

    Os resultados da investigação epidemiológica, aliada a confirmação laboratorial do caso, confirmam o primeiro óbito por dengue grave registrado no estado.

    Em nota a DIVE reforçou a necessidade de a população procurar atendimento imediato caso apresente sintomas de dengue (febre alta, dores pelo corpo, mal estar), que as unidades de saúde estejam preparadas para aplicar o protocolo de manejo clínico e classificação de risco frente a um caso suspeito de dengue, além de se intensificar as ações de prevenção, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

    RELEMBRE O CASO

    Em 13 de março, a Dive foi notificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó sobre o caso do professor. O paciente deu entrada no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, na sexta (11) e foi transferido no dia seguinte para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da Unimed, onde morreu no domingo.

    Uma equipe de epidemiologistas da Dive foi até Chapecó no dia 14 de março para auxiliar na investigação do caso. Segundo a família, o homem apresentou os sintomas no dia 7 de março, mas piorou o quadro de saúde e teve que ser hospitalizado.

    A assessoria do hospital informou que Alisson teve três paradas cardíacas e foi transferido para o hospital privado, onde morreu.

    Alisson era professor do curso de administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). A universidade cancelou as aulas por três dias.

    Fonte: Cidadão no Comando