Urgente HRO está super lotado

Urgente HRO está super lotado

6 de junho de 2019 Off Por Eduardo Grassi



  • A assessoria do HRO (Hospital Regional Oeste) informou na data de hoje que o hospital está super lotado.

    Conforme assessoria a taxa de ocupação de leitos no Hospital Regional do Oeste superou 100% de sua capacidade técnica em diversos setores. O Hospital Regional do Oeste (HRO) vem registrando crescente demanda por serviços médico hospitalares, de forma que dos 293 leitos disponíveis, 92,8% estão ocupados. Oriundos do pronto socorro, as maiores demandas estão nos setores de UTI, clínica médica, cirúrgica e obstétrica, cujos setores estão com 100% de sua capacidade ocupada. Diante do quadro da super demanda, e para manter assistência médico hospitalar, 25 pacientes estão internados no pronto socorro até que sejam transferidos para outros leitos.

    A Direção Técnica alerta a comunidade que seja buscado atendimento médico hospitalar no HRO, somente em casos de urgência ou emergência. Para casos que forem atendidos no Pronto Socorro e que necessitarem de internamento, há possibilidade caso necessário, que pacientes sejam transferidos a hospitais de apoio na região, conforme preconiza a Central de Regulação de Leitos em Santa Catarina. A Central de Regulação do Grande Oeste regula as internações hospitalares em 34 hospitais com total de 1.386 leitos do SUS. Tais hospitais abrangem 76 municípios da região do Grande Oeste Catarinense. Caso necessário, a Central de Regulação apontará para onde serão transferidos pacientes.

    Dos 950 funcionários, 468 estão lotados diretamente na área de atenção aos pacientes, sendo enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Diante do quadro de super demanda por atendimentos, estão sendo reforçadas equipes de profissionais no Pronto Socorro, UTI Geral, UTI Neonatal, Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico. A medida está sendo tomada prevenindo manutenção, funcionamento e operacionalidade do HRO, buscando evitar colapso no sistema hospitalar devido à super demanda para atendimentos e procedimentos.

    O pronto socorro do HRO é referência em urgência e emergência, ou seja, para casos de alta complexidade, quando do atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, e outras demandas complexas. Pacientes que não apresentam grau de risco elevado acabam tendo que aguardar mais tempo para procedimentos. De acordo com os últimos dados registrados e devidamente classificados via Sistema Manchester, municípios vizinhos a Chapecó também tem enviado pacientes para atendimento eletivo no pronto socorro.

    A prioridade nos atendimentos é para casos de urgência ou emergência. Todo atendimento no pronto socorro do HRO passa pela triagem de classificação Sistema Manchester. Trata-se do sistema internacional de triagem para pronto socorros ou pronto atendimentos. Cada paciente passa por avaliação, onde o mesmo é classificado e identificado de acordo com seu quadro clínico apresentado. Após avaliação, a identificação ocorre por cores sendo: vermelha (emergência) atendimento imediato; (muito urgente) laranja atendimento em até 10 minutos; (urgente) amarela atendimento em até 60 minutos; (pouco urgente) verde atendimento em até 120 minutos e, cor azul (não urgente) atendimento em até 240 minutos, podendo haver reavaliação e possível reclassificação caso a caso para e tendo novo tempo dimensionado.

    Mais informações sobre Sistema Manchester podem ser acessados no Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR) no site gbcr.org.br onde constam todas as diretrizes referente ao sistema.