Infratores de trânsito de Chapecó cumprem pena alternativa participando de palestras educativas

Infratores de trânsito de Chapecó cumprem pena alternativa participando de palestras educativas

18 de junho de 2019 Off Por Editor



  • Oportunizar reflexão sobre o contexto jurídico e social de cada indivíduo, bem como a sensibilização e reflexão dos beneficiários acerca dos problemas decorridos da irresponsabilidade no trânsito, visando fomentar mudanças no comportamento e atitudes relacionadas ao trânsito. Esse é o propósito do projeto “Cidadania Sobre Rodas” que é desenvolvido nas comarcas do estado que contam com o programa Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMA´s), sob coordenação de Wanderléa Maria Machado.

    Em Chapecó, as atividades acontecem há cinco anos e reuniu 21 participantes no último encontro. São pessoas que cometeram algum delito de trânsito – como dirigir sem habilitação, dirigir sob efeito de bebida alcóolica ou efetuar direção perigosa – cuja pena foi convertida na participação do projeto dividido em encontros de uma hora, sendo dois encontros mensais.

    Nesta edição, a abordagem foi Autodisciplina e responsabilização/Direção defensiva. E para tratar o assunto, a equipe da CPMA de Chapecó contou com a colaboração da instrutora de trânsito Marli Garbin e do comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Alexsandro Schleichel, que abordou ainda sobre a campanha “Maio Amarelo”.

    “A maioria das mortes violentas registradas no Brasil acontece no trânsito. E as principais causas de acidentes são desrespeito à legislação ou descuido do motorista. O problema é que pensamos que nunca vai acontecer, mas qualquer um pode cometer um homicídio no trânsito, por exemplo”, enfatizou o comandante que trouxe também a informação do aumento no número de atropelamentos em que tanto pedestres quanto motoristas aparecem imprudentes”. Schleichel também reforçou o envolvimento de motociclistas em grande número de sinistros.

    Comprometimento

    A psicóloga e coordenadora da CPMA em Chapecó, Andressa Beduschi Borges da Silva, explica que em caso de falta ao encontro, a equipe comunica à Vara de origem dos autos sobre o processo de busca ativa, tentando sensibilizar o resgate ao cumprimento integral. Porém, caso haja uma segunda ausência, é emitido um comunicado de descumprimento nos autos e, a partir daí, o infrator terá que cumprir a pena prevista em lei, em uma regressão de regime.

    No entanto, Andressa ressalta os bons resultados atingidos com o projeto. “Conseguimos reincidência muito baixa, quase zerada. Normalmente, os infratores não voltam a cometer o mesmo delito. Em 2018, tivemos apenas duas pessoas reincidentes”, destaca.

    A intenção dos encontros é possibilitar, aos beneficiários, instrumentos que reformulem sua visão sobre as normas de trânsito e a importância de respeitá-las; possibilitar que a mobilidade urbana seja realizada com segurança e qualidade; e promover o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade.

    ​A Central de Penas e Medidas Alternativas é um programa da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Justiça.