Trator adaptado leva agricultor cadeirante de volta à lavoura

Trator adaptado leva agricultor cadeirante de volta à lavoura

26 de junho de 2019 Off Por Editor



  • Há cinco anos Soethe ajudava nos trabalhos de desmanche de uma residência quando caiu da altura superior a três metros. Ele não quebrou nenhum osso, mas prensou a medula, ocasionando a perda dos movimentos do peito para baixo.

    Uma concessionária de tratores realizou a entrega do primeiro trator adaptado para as necessidades especiais do cliente Nedis Márcio Soethe que reside na linha Santa Catarina, interior do município de Descanso. Com a adaptação, o agricultor pode voltar a fazer o que mais gosta, que é trabalhar no campo.

    Soethe conta que é cliente da concessionária há mais de 15 anos e já adquiriu outros tratores com a empresa. Esses tratores haviam sido adquiridos antes de ficar paraplégico. Há cinco anos Soethe ajudava nos trabalhos de desmanche de uma residência quando caiu da altura superior a três metros. Ele não quebrou nenhum osso, mas prensou a medula, ocasionando a perda dos movimentos do peito para baixo. “Com o tempo fiz fisioterapia particular e acabei evoluindo. Hoje, na parte de sensibilidade eu sinto tudo, só não consigo andar sozinho a não ser com o andador”, lembra.

    Com o trator adaptado, o agricultor passou a ser mais ativo na propriedade, mesmo com sua limitação física. “Essa semana eu estava ajudando a tirar madeira com o trator e ajudei a fazer silagem. Uso basicamente para todos os implementos. Eu acho bom para mim mesmo. Mudou minha autoestima. Não fico mais aquela pessoa trancada dentro de casa, pois continuo tentando voltar à ativa. Não é aquela maravilha de antes, mas vou me adaptando. Eu também ajudo meus vizinhos, trocamos horas. Um dia saio, outro ajudo a mãe dentro de casa. Por isso compramos o trator, para sobrar tempo para descansar. Se não, estaria só meu filho trabalhando, mas precisa sobrar um tempinho para ele se divertir”, diz.

    Nedis mora com os pais Nilo Soethe e Margarida Agostini Soethe, com a esposa Lúcia Ferraboli Soethe e com o filho Lucas. Ele relata que o auxílio, amor e compreensão da família foram suas forças para superar o acidente e voltar à ativa na propriedade.

    Sobre as mudanças em sua vida após a adaptação do trator, Nedis afirma que houve um avanço significativo. “Não vamos dizer que foi 100%, mas muda bastante com o auxílio e facilidade que o trator dá na propriedade. Você começa a produzir melhor, em menos tempo, na hora certa. Tu tendo a máquina não depende do outro, então é melhor ter a ajuda tecnológica”, reforça. O trator foi adquirido através do financiamento pelo Programa Mais Alimentos, do governo federal. O primeiro processo de compra aconteceu há dois anos e, passados a parte burocrática, o agricultor já estava usufruindo da máquina. Segundo o gerente da concessionária o trator adaptado será utilizado para atividades de colheita de fumo, plantio de milho, soja, silagem e demais atividades na propriedade da família.

    “Essa adaptação surgiu no momento em que vendemos a máquina para o cliente, e percebemos que deveria ser feito algo diferente. Em conversa entre o departamento de vendas e oficina, chegamos ao ponto de adaptar freio de pedal para a mão, e a outro projeto de um banco para facilitar a entrada do Nedis na máquina”, finaliza o gerente.

    Com informações ASCOM