“Semana do Caminhoneiro” do Sest Senat inicia neste domingo

“Semana do Caminhoneiro” do Sest Senat inicia neste domingo

28 de junho de 2019 Off Por José Carlos de Linhares



  • Chapecó (28.6.2019) – A partir deste domingo (30) até a próxima sexta-feira (5/7) os caminhoneiros que passarem pelo trevo de acesso à Chapecó, na BR 282, tem motivos de sobra para uma estratégica parada. No local estará acontecendo a “Semana do Caminhoneiro”, campanha promovida pelo Sest Senat Chapecó. Durante todo o período, os profissionais do volante terão a oportunidade de receber uma série de atendimentos em várias áreas, tudo para proporcionar melhor qualidade de vida. Todos os dias serão executadas ações entre 15hs e 20hs. Ampla estrutura estará disponível junto ao Posto Samuara, com equipes qualificadas à prestação de serviços de diversas naturezas.

    O caminhoneiro comemora seu dia em 30 de junho, “data que originou a iniciativa do Sest Senat”, disse a diretora geral da unidade local Geila Beck. Caminhoneiro, aquele que leva a vida na boléia, é todo condutor de veículo pesado. É natural ele permanecer dias, semanas e até meses rodando pelas estradas, no cumprimento de suas obrigações. Longe da família, a maior parte deste período normalmente ele anda sozinho.

    O Sest Senat decidiu promover a campanha para dedicar a atenção merecida pelo caminhoneiro, acompanhando a saúde de cada um, através da oferta da necessária assistência preventiva. A intenção é minimizar os impactos sobre a vida sedentária que o caminhoneiro se submete. “Infelizmente a inatividade física é exigida pela profissão que exerce”, comenta Geila.

    Por intermédio da mobilização socioeducativa o objetivo é despertar consciências estimulando a geração de vida com melhor qualidade. O projeto visa também fortalecer a instituição para dar maior amplitude às atividades projetando o desempenho das ações desenvolvidas. A campanha tem apoio do Sitran Chapecó, Transpocred, núcleo regional da Comjovem e da Asmac – Associação Motoristas Amigos de Chapecó.

    Conjunto de benefícios – Durante a semana serão prestados serviços em setores essenciais nas áreas de odontologia, fisioterapia e nutrição com oferecimento de lanche saudável. Estarão contemplados ainda os setores de psicologia, exploração sexual de crianças e adolescentes. Serão repassadas informações sobre desenvolvimento profissional, cursos de educação presencial e a distância.

    Diariamente vão ser ministradas aulas práticas em Simulador de Direção e prestadas dicas à condução segura e econômica. Equipe especializada fará avaliação de agentes que causam poluição ao meio ambiente. Estão incorporadas atividades esportivas, de lazer e culturais. Haverá teste de glicose, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea – IMC e distribuição de brindes.

    Já no próximo mês, semana de 21 a 27 de julho, o Sest Senet repetirá a programação desta vez direcionada a todos os motoristas condutores de veículos leves. Eles serão atendidos com idêntico conjunto de ações na campanha em homenagem ao Dia do Motorista, 25 de julho.

    – Foto: O trevo de acesso a Chapecó, na BR 282, é o local da Semana do Caminhoneiro

    Assessoria de Imprensa Sitran