Polícia Militar Ambiental realiza “Operação Serra Fita II” de fiscalização em madeireiras no Oeste

Polícia Militar Ambiental realiza “Operação Serra Fita II” de fiscalização em madeireiras no Oeste

29 de junho de 2019 Off Por Editor



  • Guarnição do 2°Batalhão de Polícia Militar Ambiental, unidade que integra o Comando de Policiamento Militar Ambiental da PMSC, atendendo a Ordem de Operação Serra Fita II, realizaram fiscalização em madeireiras no interior do município de São Lourenço do Oeste – SC.

    Na primeira madeireira fiscalizada verificou-se que a atividade autorizada era somente para beneficiamento e cortes de madeiras exóticas. Entretanto, foram encontradas no local espécies de vegetação nativa, como Araucária e Angico, sem os devidos documentos pertinentes. Foi efetuado levantamento do montante de material lenhoso e realizada apreensão de 13,2 metros estéreos de madeira. Constatado também na madeireira, atividade potencialmente poluidora, no tratamento da madeira, sendo utilizado produto perigoso classe I, altamente perigoso, estando este fora dos padrões mínimos de segurança, exigidos para a atividade. Foram tomadas as providências necessárias para suspender a continuidade da atividade no local.

    Em outra localidade, também no interior do município de São Lourenço do Oeste, outra madeireira fiscalizada, foram encontradas diversas irregularidades, dentre as quais enorme quantidade de madeira nativa, inclusive de espécies em extinção, sem qualquer documentação.

    No pátio da empresa, foi verificado um caminhão estacionado que encontrava- se carregado com madeira exótica desdobrada em tábuas na parte superior da carga, já na parte inferior foi constatado haver madeira nativa, grande quantidade de Araucária, tudo sem a devida documentação. Um total de 85 metros estéreos de madeira nativa, incluindo Araucária, Cedro, Canela, Angico, foram encontradas na empresa. A madeira nativa foi apreendida e o proprietário notificado a comparecer no 2°BPMA, para serem lavradas as devidas autuações.

    No total, as ações da guarnição resultaram:

    *Apreensão de 98,2 metros estéreo de madeira nativa (dentre elas grande quantidade ameaçada de extinção)
    *Suspensão de atividade potencialmente poluidora sem a devida Licença Ambiental de Operação
    *Paralisação de atividade potencialmente poluidora por estar em desacordo com o que prevê a Licença Ambiental de Operação.

    Para as atividades irregulares encontradas, serão lavrados 8 autuações.