Polícia Civil faz alerta sobre golpes aplicados pelo Whatsapp

Polícia Civil faz alerta sobre golpes aplicados pelo Whatsapp

1 de agosto de 2019 Off Por Editor



  • A Polícia Civil, por meio 13a DRP/FRON de São Miguel do Oeste, alerta a população quanto ao registro de golpes praticadas contra moradores da região, empregados por meio de clonagem do aplicativo Whatsapp.

    De acordo com as apurações realizadas pela Polícia Civil, órgão responsável pela investigação criminal, vários moradores da região foram vítimas, com repercussão de prejuízos financeiros consideráveis.

    Entenda como funciona o golpe:

    Os criminosos têm realizado a clonagem do aplicativo Whatsapp da proprietário da linha telefônica.

    Após analisar a rede de relacionamento, simulando ser o proprietário/usuário da linha telefônica, passa a solicitar ajuda financeira com alegações diversas.

    O destinatário da mensagem acreditando tratar-se verídico e legítimo o pedido, já que partiu de contato de pessoal de seu circulo de relacionamento, acaba realizando transações bancárias em benefício do criminoso.

    Recentemente, tivemos casos em que os criminosos após clonagem do Whatsapp, análise de contatos e atividades profissionais desenvolvidas pelo proprietário da linha, realiza contato através do Whatsapp das vítimas que costumeiramente contatam com o proprietário da linha telefônica clonara.

    Assim, os criminosos empregam simulação de pedidos de ajuda financeiras, induzindo as vítimas a realizarem depósitos de valores.

    Recomendações importantes:

    A Polícia Civil reitera as recomendações já divulgadas anteriormente e acrescenta que antes de realizar transferência de valores em benefício de terceiros, deverá certificar de que se trata do real destinatário dos valores financeiros, assim como e se procede os pedidos de ajuda.

    Em caso de dúvidas e/ou sendo vítima de clonagem de Whatsapp, procure imediatamente a Polícia Civil.

    Veja na imagem as dicas de segurança.