Defesa Civil emite alerta de Ciclone que afetará SC

Defesa Civil emite alerta de Ciclone que afetará SC

22 de janeiro de 2020 Off Por Editor



  • Fenômeno se forma no Sudeste e tem previsão de deslocamento para o Sul do país.

    Entre o final de tarde de hoje (22) e ao longo da quinta-feira (23), está prevista a formação de um ciclone com características subtropicais em alto-mar, na costa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo com deslocamento inicialmente para a direção sul de seu eixo, afetando as condições de tempo e mar em Santa Catarina. A partir do fim da tarde desta quarta-feira (22), há condição de chuva em toda costa catarinense.

    Na quinta-feira (23), o mar ficará agitado, resultando em ondas de direção de sudeste a leste e altura entre 3,0 e 4,0 metros em alto mar, entre as regiões do norte de Laguna ao Litoral Norte do estado. Já nas áreas mais próximas da costa a previsão é de ondas de 2,5 metros de altura.

    A circulação desse ciclone com características subtropicais posicionado próximo ao sudeste brasileiro favorece transporte intenso de umidade do oceano para o litoral catarinense. Entre a tarde desta quarta-feira e quinta-feira, a previsão é de acumulados significativos de precipitação na faixa leste do estado, com destaque para as regiões da Grd. Florianópolis, Litoral Sul e áreas de fronteiras com o Planalto Sul. Além disto, as rajadas de vento podem atingir até 60 km/h. Devido a estas condições, há possibilidade de enxurradas, deslizamentos e alagamentos nas áreas do Litoral Norte, Médio e Baixo e Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul.

    A Defesa Civil de SC está acompanhando a formação e recomenda acompanhar as atualizações e possíveis avisos e alertas nas redes sociais e site da Defesa Civil.