Assalto a banco no litoral foi planejado dentro da penitenciária de Chapecó

Assalto a banco no litoral foi planejado dentro da penitenciária de Chapecó

29 de janeiro de 2020 Off Por Eduardo Grassi



  • A Polícia Civil desencadeou a operação “Saque Recusado” nesta quarta-feira (29). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra líderes de facção criminosa envolvida no assalto ao Banco Bradesco em Apiúna – o crime ocorreu em 17 de dezembro. As buscas e prisões foram realizadas em Apiúna, Indaial, Blumenau e Chapecó.

    A ação é da Delegacia de Polícia da Comarca de Ascurra e teve o apoio operacional da Delegacia de Indaial, das Divisões de Investigação Criminal de Blumenau e de Chapecó, do SAER-Fron (Serviço Aeropolicial de Fronteira) e do Departamento de Administração Prisional (DEAP).

    Segundo o delegado Ronnie Esteves, responsável pela investigação, dois detentos da Penitenciária Industrial de Chapecó tiveram prisão preventiva decretada por planejar o roubo. As ordens judiciais foram cumpridas na unidade prisional, nesta quarta-feira. “Apuramos que todo o planejamento do crime veio das dependências do referido estabelecimento prisional com a utilização de telefones celulares por dois líderes da facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios”, afirmou o delegado.

    Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão, em Apiúna, Indaial, Blumenau e em Chapecó, na cela em que os dois detentos estavam. Foram apreendidos um celular, carregadores artesanais e cartas relacionadas à facção criminosa. Conforme o delegado, possivelmente o mesmo celular utilizado para arquitetar o assalto ao banco foi apreendido. Um terceiro envolvido que também teve a prisão decretada está foragido.

    Nas buscas, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Também houve a apreensão de diversos instrumentos utilizados para a fabricação de armas de fogo. Os objetos foram localizados em um sítio na localidade da Vargem Grande, em Apiúna, e era de propriedade de um dos investigados que se encontra preso desde o dia 18 de dezembro de 2019.

    A operação desta quarta-feira é um desdobramento da investigação que se iniciou no mês de dezembro 2019, logo após a execução do crime. Os líderes da organização criminosa são de alta periculosidade e responsáveis pelo fornecimento do armamento, coletes e demais objetos utilizados para a execução do roubo.

    Ao total, sete pessoas estão presas pelo assalto, um suspeito foi morto em confronto com a polícia na época e um está foragido. “O crime contra o banco Bradesco em Apiúna está definitivamente solucionado, com a identificação e a participação de todos os investigados”, concluiu o delegado.