Chapecó receberá evento especial da Semana Nacional do Sono

Chapecó receberá evento especial da Semana Nacional do Sono

7 de fevereiro de 2020 Off Por Eduardo Grassi



  • A Semana do Sono (13 a 19 de março de 2020) é uma campanha de conscientização social sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida. A campanha foi criada em 2015 pela Associação Brasileira do Sono (ABS) e tem como base o evento Dia Mundial do Sono, promovido pela World Sleep Society, que neste ano terá sua 13ª edição e será celebrado na sexta-feira, 13 de março de 2020.

    Trata-se de um evento reconhecido internacionalmente que reúne pesquisadores, profissionais de saúde e pacientes para falar sobre o sono e seu importante impacto na saúde. O Dia Mundial do Sono 2020 terá como slogan: ‘Better sleep, better life, better planet’ (Sono e sonhos melhores para um mundo melhor), destacando o importante papel do sono como um pilar da saúde, possibilitando que as pessoas tenham maior qualidade de vida e possam buscar seus objetivos profissionais, sociais no mundo de hoje.

    A anfitriã do evento em Chapecó, a otorrinolaringologista Amanda Costa, destaca que o foco do tema é propositalmente amplo em termos de significado, envolvendo a mensagem de realmente contribuir para um mundo melhor começando com a saúde, com o hábito de dormir bem, realizando sonhos e unindo forças para um mundo melhor.

    Durante a Semana do Sono 2020, profissionais do sono estarão com atividades voltadas à população em mais de 50 cidades em todo o Brasil, abordando a importância de um sono saudável e apresentando recomendações para que as pessoas possam melhorar seus hábitos para otimizar sua qualidade de sono.

    Em Chapecó, a semana será intensa e pretende conscientizar a sociedade da importância de dormir bem. Conforme a representante da Sonna Eventos, empresa organizadora do evento, Branca Rubas, a edição deste ano está especial, começando pelo tema e pela equipe de profissionais que vão debater sobre a importância de dormir bem para o grande público.

    Branca ainda enfatiza que o evento é aberto a população em geral, que serão recebidos no salão nobre do Centro de Eventos. A expectativa é que mais de 500 pessoas participem da Semana do Sono.

    EM CHAPECÓ

    Em Chapecó, a abertura da Semana do Sono ocorre no dia 1232020, às 18h30, com dois painéis e a palestra do Dr. George Pinheiro pesquisador do laboratório do Sono INCOR, em São Paulo. O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas e online, sendo cobrado no dia apenas 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Programa Mesa Brasil do Sesc.

    Às 19h inicia o painel com a mediação da Dra Amanda Costa com 11 profissionais de diversas áreas que trabalham com área de sono, como médicos, dentista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, entre outros. Após será a vez da palestra com o Dr. George Pinheiro, convidado de São Paulo, que ministrará a palestra “Sono Melhor, Vida Melhor, Planeta Melhor”. Os estudantes presentes receberão certificado.

    O restante da semana será para visitar entidades para falar e esclarecer dúvidas sobre a qualidade do sono. Dra Amanda ainda destaca que essa iniciativa vem para debater um tema que está em ascensão e precisa de atenção especial da população, pois estudos mostram que cerca de 60% da população brasileira apresenta algum distúrbio do sono e necessita de tratamento para melhorar a qualidade de seu sono. “Contamos com o engajamento de toda a comunidade neste importante evento, com tantos profissionais brilhantes”.

    Dra Amanda salienta que falar de sono é falar de qualidade de vida para todas as faixas etárias. Esta área tem evoluído muito nos últimos 20 anos. “Atualmente já entendemos que dormir não é desligar, não é um simples estado de não estar acordado, mas sim uma função essencial aos seres humanos para manter o funcionamento do seu corpo. No sono é um momento para realizarmos diversas atividades de restituição de nossas células, consolidação da memória, conservação de energia e atividade metabólica. Não podemos aceitar viver em privação de sono ou com qualidade de sono precária. Dormir bem faz bem”.