Soprano inaugura Núcleo de Inovação em Florianópolis

Soprano inaugura Núcleo de Inovação em Florianópolis

10 de fevereiro de 2020 Off Por Dinâmica Conteúdo



  • A Soprano inaugura dia 12 de fevereiro, em Florianópolis (SC), seu Núcleo de Inovação no Espaço Fidati, projeto de open innovation sediado junto ao prédio do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA). A iniciativa, em cooperação com a Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), busca o desenvolvimento de novas soluções para o mercado por meio da parceria com startups e um ecossistema que gera valor, aproximando ainda mais a Soprano da tecnologia e da inovação.
    Com investimento que ultrapassa R$ 500 mil, o Núcleo de Inovação da Soprano vai contemplar, inicialmente, a unidade Soprano Fechaduras e Ferragens, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas gerando a melhor experiência em acesso e segurança. Posteriormente, as demais unidades da marca também serão envolvidas. Em dois anos, o projeto estima dobrar o percentual de faturamento da Soprano Fechaduras e Ferragens na linha de inovação – que hoje responde por uma pequena parcela da sua receita.
    “Trabalhar com open innovation significa buscar a sabedoria fora da empresa, ampliando o relacionamento com startups, escolas, universidades e alianças estratégicas. Em seus 65 anos de história a Soprano consolidou conceitos de qualidade e tradição. A partir da inauguração do Espaço Fidati, vamos consolidar os nossos valores de inovação e empreendedorismo”, comenta Sérgio Luís Smidt – diretor de Negócios da Soprano.
    O CELTA é um respeitado centro de tecnologia dentro do complexo CERTI. No entanto, a Soprano não vai limitar o desenvolvimento de novas soluções apenas a startups relacionadas à Fundação. “Estaremos fisicamente lá, mas com as portas abertas a todas às empresas que apresentem projetos inovadores alinhados a nossa proposta e estratégia de negócio, como inteligência artificial e internet das coisas, por exemplo”, reforça Smidt.
    A Soprano tem investindo de forma intensa no aumento de competências, em especial na inovação ampla, acreditando que o compartilhamento, adicionado a competências conjugadas, gera inovações sustentáveis. “Nesse sentido buscamos aproximações e parcerias com startups, centros de tecnologia e inovação no Brasil e no Exterior. A inovação é um valor estabelecido pela Soprano, ela traz sustentação dos negócios. Evidência disso está em nosso portfólio, nas tecnologias empregadas em nossos processos e no relacionamento com nossos clientes. Em resumo, a inovação é a mola propulsora de nosso crescimento e da geração de confiança”, enfatiza Smidt.
    Fidati: Confiança

    O termo Fidati foi escolhido por uma comissão da Soprano após a realização de um concurso interno com colaboradores da empresa. Foram sugeridos 58 nomes, e Fidati, que em italiano significa “confiança”, foi eleito por estar atrelado ao posicionamento “a vida é melhor para quem confia”, remetendo às relações de confiança que a Soprano mantém com suas equipes, clientes e fornecedores na confiança de que, por meio da inovação, alcançará patamares ainda maiores de sucesso. Fidati também remete às origens da Soprano e de seu fundador, Adelino Miotti, que era descendente de italianos.

    Sobre a Soprano
    Fundada em 1954, a Soprano atua fortemente nos mercados de construção civil, materiais elétricos, moveleiro e utilidades domésticas. Com matriz em Farroupilha (RS), a empresa conta com unidades também em Caxias do Sul e Campo Grande/MS. Fora do Brasil, a Soprano marca presença na Cidade do México e em San Salvador. O escritório de negócios em Xangai, na China, é outro diferencial da empresa. Referência em confiabilidade, a marca oferece um portfólio de mais de cinco mil itens produzidos para o mercado brasileiro e para os demais países da América Latina. A Soprano abrange sete unidades de negócios: Fechaduras e Ferragens, Materiais Elétricos, Utilidades Térmicas, Componentes para Móveis, Smart, México e Centro América.