ACIC conhece projeto “De Olho nas eleições” do Observatório Social de Chapecó

ACIC conhece projeto “De Olho nas eleições” do Observatório Social de Chapecó

19 de fevereiro de 2020 Off Por Editor



  • A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Chapecó (ACIC) esteve reunida, nesta semana, com representantes do Observatório Social de Chapecó (OS) para conhecer o trabalho que a instituição desenvolve em benefício da sociedade. O objetivo do encontro foi estabelecer parcerias com entidades representativas como a ACIC, para criar uma coalizão que envolva o maior número de colaboradores possível.

    O Observatório Social foi criado em 2015 e tem contribuído com a fiscalização de ações e obras públicas a partir da colaboração de voluntários que se uniram pelo propósito de controle social e o exercício da cidadania. No Brasil, o OS está presente em 149 cidades de 19 Estados. Só em Santa Catarina já somam 29 com mais de 3,5 mil voluntários envolvidos e com economia de mais de R$ 4 bilhões para os cofres municipais. “Temos um trabalho focado em qualificar o serviço prestado pelos candidatos, promover a transparência e o acesso as informações e garantir que as propostas eleitorais sejam efetivadas”, explica o presidente do OS de Chapecó, Mário Miranda.

    O projeto apresentado na reunião foi o “De olho nas eleições”, idealizado para execução em 2020 com a mobilização de entidades representativas, dos partidos políticos, dos candidatos e dos eleitores para uma grande campanha em favor da qualificação do voto. “Nosso objetivo é unir a sociedade para um bem comum, colher informações, compilar e apresentá-las para os eleitores a fim de que eles possam julgá-las de forma consciente antes de votar”, afirma Miranda.

    Entre os objetivos do projeto estão promover debates com as entidades parceiras, mobilizar os partidos políticos e as coligações, incentivar a qualificação e a capacitação dos candidatos por meio de cursos da Escola de Cidadania do Observatório Social do Brasil. Além disso, conscientizar os eleitores, viabilizar a assinatura de um termo de compromisso para execução das ações propostas pelos candidatos a prefeito e vereador e acompanhar o mandato para certificação de que as propostas sejam cumpridas.

    O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, realça que é preciso trazer soluções, não apenas apontas críticas. Nesse sentido a associação tem muito a contribuir. “O empresário tem que participar da política e a entidade traz a importância de se refletir sobre o voto e de estar atento ao posicionamento e as iniciativas do Governo. Vamos acompanhar de perto e apoiar para que o ‘De olho nas eleições’ seja um projeto forte e efetivo”, conclui.