Abril Verde: Sindicato e Secretaria executam ações de saúde e prevenção durante dez dias

Abril Verde: Sindicato e Secretaria executam ações de saúde e prevenção durante dez dias

15 de abril de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • A meta do Siticom é atender cerca de 500 trabalhadores com testes e diagnósticos

    Chapecó (15.4.2016) – Multiplicar as medidas para preservar a saúde e evitar a ocorrência de acidentes de trabalho é o foco do projeto “Abril Verde”. Neste sentido o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário – Siticom Chapecó cumpre intensa agenda envolvendo a categoria. A partir de terça-feira (19) até o dia 29, vários canteiros de obras serão visitados para o desenvolvimento de diversas atividades.

    Com a atitude o sindicato intensifica as permanentes ações “de abrigo à vida do trabalhador e da trabalhadora da construção civil”, explica a presidente Izelda Oro. O “Abril Verde” em Chapecó foi criado oficialmente por iniciativa do Siticom “para garantir saúde e segurança dos profissionais de todas as classes”. Chapecó é único Município brasileiro com o projeto devidamente institucionalizado por lei municipal.

    Os eventos deste mês são todos direcionados a promoção e prevenção da Saúde dos Trabalhadores. Serão executados pelo sindicato e Secretária Municipal de Saúde com a parceria das empresas filiadas ao Sinduscon (sindicato patronal). Ocorrerão ações para prevenir e encaminhamento dos casos positivos. A Secretaria fará diagnóstico para identificar portadores de diabetes, hipertensão e obesidade. Testes rápidos de Glicemia verificarão peso e pressão arterial. Os promotores querem evitar acidentes de trabalho que tenha origem ou causa relacionada às doenças.

    Providências – Constatado a patologia, os trabalhadores serão encaminhados à Unidade de Saúde para o devido tratamento. O sindicato também comunicará o fato ao Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa para que adote os procedimentos necessários.

    Todo o trabalho de conscientização sobre saúde, segurança e os procedimentos do “Abril Verde” nos dez dias de atividades serão sempre às 7 horas e 13 horas. Vão ser beneficiados em torno de 500 trabalhadores e trabalhadoras de 10 obras em construção no centro e bairros da cidade, além de uma fábrica de artefatos de cimento.

    – Foto: O “Abril Verde” conscientiza à necessária prevenção “para evitar doenças e acidentes de trabalho”, diz Izelda
    – – – – –
    Assessoria de Imprensa Siticom