Chapecó apresenta dois casos suspeitos de Coronavírus

Chapecó apresenta dois casos suspeitos de Coronavírus

2 de março de 2020 Off Por Editor



  • Sobre o Coronavírus a Administração Municipal informou que a Secretaria de Saúde está acompanhando uma família chapecoense que retornou de viagem da Itália, na quarta-feira (26). Quatro pessoas viajaram e duas delas estão com sintomas similares ao Coronavírus, duas mulheres, de 42 e 10 anos.

    O material biológico deles foi coletado e encaminhado ao laboratório de referência em Florianópolis. O Município aguarda resultado dos exames, que devem sair nos próximos dias.

    O caso suspeito não significa que o paciente tem a doença. Os pacientes estão sendo monitorados pelas equipes de saúde. Isso se trata de uma medida preventiva, conforme orientação do Protocolo do Ministério da Saúde, para que se mantenha controle de possíveis contágios de doença respiratória.

    A família foi orientada quanto aos cuidados e está em quarentena domiciliar conforme orientação do Protocolo do Ministério da Saúde. Não precisa a população ficar alarmada, mas é importante os cuidados.

    Saiba mais

    O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS – COVID-19?

    É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente Coronavírus, com registro dos primeiros casos na China e disseminando-se por diversos países. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

    TRANSMISSÃO

    As investigações sobre transmissão do novo Coronavírus ainda estão em andamento, mas sabe-se que a disseminação por contato está ocorrendo. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

    • gotículas de saliva;
    • espirro;
    • tosse;
    • catarro;
    • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
    • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

    SINTOMAS

    Os sintomas são semelhantes a um resfriado – com febre, dor de garganta, tosse e dificuldade para respirar. Casos mais graves podem evoluir para infecções do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

    Os casos suspeitos e que precisam ser investigados são: pacientes com febre, e mais um sintoma respiratório E que tenham viajado nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, para área com transmissão local, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia, Vietnã OU tiveram contato próximo com caso suspeito ou confirmado para o novo Coronavírus.

    MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

    O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus. Entre as medidas estão:

    • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e usar álcool em gel sempre que possível;
    • Manter ambientes arejados;
    • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
    • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
    • Ficar em casa quando estiver doente;
    • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
    • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

    Recomendamos, caso você tenha viajado para um local com risco de transmissão e/ou contato com alguém que tenha viajado e apresentar algum sinal ou sintoma respiratório procurar um serviço de saúde.

    Mais informações:
    Secretaria de Comunicação Social
    Prefeitura de Chapecó (49) 3321-8433