Chapecó recebe o Encontro da Oftalmologia Catarinense 2020

Chapecó recebe o Encontro da Oftalmologia Catarinense 2020

3 de março de 2020 Off Por Editor



  • Evento reunirá profissionais de todo o estado, no dia 07 de março, e além da programação técnica, pretende valorizar a atuação dos médicos na região.

    A maior cidade do Oeste recebe, no próximo sábado (07 de março), a edição 2020 do Encontro da Oftalmologia Catarinense, que reunirá profissionais de várias regiões do estado. Promovido pela Associação Catarinense de Oftalmologia, o encontro acontece no Hotel Bertaso, em Chapecó, e vai apresentar durante toda a manhã diversos estudos de caso clínicos e debates técnicos científicos – a programação encerra com uma assembleia da entidade.

    “É um momento importante não só de encontro e troca de experiências entre os profissionais médicos, com apresentação e debates de temas muito relevantes, mas também para fortalecer a atuação da categoria no estado”, ressalta o dr. João Artur Etz Jr, presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia.

    O Encontro terá quatro aulas e cinco estudos de caso com participação de profissionais e professores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, abordando novas técnicas cirúrgicas e tratamento a doenças da visão – como catarata e glaucoma, algumas das enfermidades mais comuns e que podem levar à cegueira. “Vamos compartilhar experiências clínicas e cirúrgicas em casos e aulas, ministradas por renomados oftalmologistas do Oeste de Santa Catarina e também de Porto Alegre, Florianópolis e Passo Fundo”, explica o dr. João Dias, diretor científico da Associação Catarinense de Oftalmologia.

    Cartilha orienta população

    Desde 2018, a Associação Catarinense de Oftalmologia tem desenvolvido o programa Saúde dos Olhos, para valorizar a atuação dos profissionais do setor e debater ações de conscientização à população na prevenção a doenças: “apenas o médico oftalmologista pode fazer consultas de saúde e prescrição de receitas à população. É preciso valorizar o trabalho destes profissionais que têm o conhecimento necessário para cuidar da saúde dos olhos dos pacientes e também identificar outras eventuais doenças a partir dos exames”, reforça o presidente da entidade.

    Uma cartilha produzida pela entidade – e disponível ao público neste link – ajuda a entender quais são as principais doenças que afetam a visão, as melhores formas de precaução e diagnóstico de doenças, além de destacar mitos e verdades relacionadas a estes males e orientar sobre a importância de consultar profissionais médicos. A recomendação é sempre prevenir, reforçam os oftalmologistas: desde a primeira consulta, entre seis e 18 meses do bebê, até uma rotina periódica, principalmente em quem tem doença ocular na família.

    Então relembre…

    O que: Encontro da Oftalmologia Catarinense 2020

    Quando: 07 de março de 2020

    Horário e Local: A partir das 7h30, no hotel Bertaso, em Chapecó (SC)

    Inscrições: http://sociedadesco.org.br/eventos.php?id=11