Menino com leucemia precisa de doador de medula óssea em Chapecó

Menino com leucemia precisa de doador de medula óssea em Chapecó

11 de março de 2020 Off Por Redação Chapeco.org



  • Com apenas 2 anos e 10 meses de idade, Enzo Gabriel Basso enfrenta pela segunda vez a leucemia linfoide aguda. O tratamento iniciou quando a doença foi diagnosticada pela primeira vez, mas agora Enzo precisa de um doador de medula óssea compatível.

    Enzo foi diagnosticado com este tipo de leucemia, conhecida como LLA, em janeiro de 2019, quando estava com 1 ano e 7 meses. Por mais de 1 ano fez tratamento com quimio e radioterapia. No início de março de 2020, porém, os exames mostraram que a doença voltou.

    A partir de então, a luta de Aline e Douglas Basso, os pais de Enzo, é encontrar um doador de medula óssea compatível com o filho. Neste momento, Enzo recebe os cuidados necessários no Hospital da Criança, em Chapecó/SC, e os pais se revezam entre hospital e trabalho. Ele é bombeiro militar e ela engenheira civil.

    “A única maneira de tratar a doença é através do transplante de medula óssea. A medula é a responsável pela fabricação dos elementos figurados do sangue periférico como: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, e a leucemia se desenvolve justamente na medula. Por isso, precisamos achar um doador compatível”, explicam Aline e Douglas.

    Realizar o cadastro como doador de medula óssea é rápido e simples. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) explica que é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar saudável e ir até uma unidade do Hemosc para realizar o cadastro. Apenas 5ml de sangue serão colhidos de uma veia e este sangue será classificado e enviado ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome).

    Caso haja compatibilidade, o doador será avisado e orientado sobre todos os procedimentos seguintes. Além disso, o Hemosc reforça que a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias e que não há mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Para se cadastrar muito importante que a pessoa ligue agendando um horário para a coleta.

    Além de se cadastrar no banco do Redome, muito importante que as pessoas também doem sangue ou plaquetas, pois existe muitas pessoas que necessitam, principalmente pacientes oncológicos.