Administração de conflitos e relações humanas “ocuparam” novo módulo do FORMARH

Administração de conflitos e relações humanas “ocuparam” novo módulo do FORMARH

16 de março de 2020 Off Por José Carlos de Linhares



  • Chapecó (16.3.2020) – A postura comportamental diante de situações de desconfortos provocados pelo conflito na administração ou frente a posições divergentes nas relações humanas. Estas comuns, mas freqüentes questões registradas no ambiente empresarial, foram tratadas pela psicóloga, Maura de Amorim, em módulo do FORMARH. Durante as duas aulas, Maura fez uma avaliação do perfil psicológico fornecendo elementos para subsidiar a qualidade das relações profissionais dos participantes.

    O Programa de Capacitação de Desenvolvimento pessoal e profissional é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística – SITRAN Chapecó. O FORMARH tem como objetivo contribuir com o departamento de Recursos Humanos – (RH´s) das empresas, aplicando conceitos técnicos que auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

    Maura de Amorim (presta serviços ao Sistema Ailos e veio a Chapecó através de parceria com a TRANSPOCRED) ampliou teorias em diversos ângulos por intermédio de linguagem e conteúdos específicos. Com a metodologia, deu sustentação prática à melhoria da atuação dos profissionais de RH das empresas do Transporte Rodoviário de Cargas.

    Em pauta esteve a inteligência emocional, subdividida em inteligência intrapessoal para buscar o nível de relacionamento individual próprio. Este princípio significa conquistar autoconhecimento e habilidade para administrar sentimentos e emoções “a favor de seus projetos”. Maura procurou ampliar a predisposição de compreender e aceitar a convivência com outros, elencando comportamentos e hábitos “que demonstram inteligência emocional”.

    Definir pensamento – A psicóloga conceituou que compreender as pessoas significa “ir além das palavras que dizem” e “aprender como interpretar o que não foi dito”. Descreve que para poder se relacionar e trabalhar com as pessoas de forma eficaz, é importante saber “ler” os estilos e motivos delas, as pessoas. Assim, conseguem se desligar de velhos hábitos e influenciar em decisões e atitudes causando impacto “na forma de outros pensarem e agirem”.

    A primeira fase do projeto, composta de seis módulos com 12 aulas, encerra no próximo mês. O programa iniciou em outubro de 2019 com aulas mensais sendo ministradas no auditório da UCEFF Faculdades do Bairro Santa Maria.

    – Foto: A resolução de conflitos, autoconhecimento e percepção, foram temas do FORMARH deste mês

    Assessoria de Imprensa SITRAN