Coronavírus em SC: em Chapecó, Polícia Civil fiscalizou 520 estabelecimentos e fechou 167

Coronavírus em SC: em Chapecó, Polícia Civil fiscalizou 520 estabelecimentos e fechou 167

27 de março de 2020 Off Por Editor



  • Na região de Chapecó, a Polícia Civil de Chapecó está fiscalizando o cumprimento dos decretos estaduais 515, 521 e 525, assim como a portaria da Secretaria Estadual da Saúde e demais normas relacionadas ao combate do coronavírus. As fiscalizações estão acontecendo desde o último dia 18. Já foram visitados mais de 520 estabelecimentos comerciais e determinado o fechamento de 167 deles, que estavam em desacordo com a norma.

    As equipes percorreram os municípios de Chapecó, Guatambu, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Coronel Freitas, Águas Frias, Jardinópolis, União do Oeste, São Carlos, Águas de Chapecó, Palmitos, Caibi, Pinhalzinho, Saudades, Nova Erechim, Modelo, Sul Brasil e Serra Alta, e Bom Jesus do Oeste. Até agora, participaram das ações mais de 80 policiais civis e foram empregadas 38 viaturas da Polícia Civil.

    Denúncias estão sendo recebidas e apuradas. O trabalho de conscientização da Polícia Civil para que a população permaneça em casa teve especial eficácia nos registros de ocorrências. Na semana da quarentena, na região de Chapecó, 304 boletins de ocorrência foram registrados, sendo que destes, 219 (72% do total) foram feitos de forma remota, pela Delegacia Virtual, e 85 (27,9% do total) de forma presencial.

    Neste período de quarentena, os registros de BOs presenciais em delegacias ficam restritos aos crimes mais graves: homicídio, latrocínio, sequestro e cárcere privado, furto e roubo de veículos e de cargas, estupro e lesão corporal em violência doméstica.

    Além disso, foram lavrados 8 Autos de Prisão em Flagrante no período, em Chapecó. Os atendimentos de conduções de pessoas em situação flagrancial pelas forças de segurança seguem ocorrendo normalmente nas delegacias da Polícia Civil.

    A Polícia Civil segue fiscalizando todo o Estado de Santa Catarina para orientar sobre novas normas e conscientizar a população para que sigam as medidas de segurança e prevenção à Covid-19 até o fim da quarentena.