Cantinhos de Home Office ganham espaço em novos projetos de interiores

Cantinhos de Home Office ganham espaço em novos projetos de interiores

4 de maio de 2020 Off Por Editor



  • Arquiteta chapecoense Lia Hermann dá dicas para a criação de um ambiente propício ao trabalho em casa

    A evolução da tecnologia, flexibilização das regras de trabalho e a busca pela autonomia do trabalhador tornam cada vez mais o home office uma tendência mundial. Muitas empresas já adotam o sistema há vários anos e com o aumento dos profissionais autônomos, modelo de trabalho que cresceu 19% desde 2012 no Brasil, trabalhar em casa é rotina para muita gente. A arquiteta chapecoense Lia Hermann, destaca que “a criação de um espaço específico para o escritório na residência não era mais um desejo das famílias, mas o cenário começou a mudar nos últimos anos”.

    Com a recente pandemia do coronavírus, muitas empresas que não seguem a tendência do home office se obrigaram a adotar o sistema de trabalho remoto e muitos profissionais tiveram que se adaptar para continuar produzindo, mesmo que dentro de um espaço improvisado em casa.

    Para quem quer criar um “cantinho” destinado ao trabalho na sua residência, a arquiteta levanta algumas questões importantes que devem ser observadas nesse espaço. Uma delas é a preocupação com o ambiente em geral. “O ideal é procurar pensar o home office ainda na fase do projeto. Mas se não for possível, deve-se buscar um espaço arejado e bem iluminado, em que seja confortável passar boa parte do tempo”, afirma.

    Criar um espaço que seja exclusivo para o trabalho, sem circulação de pessoas e com objetos adequados é outra dica da profissional. Ela orienta que o ideal é ter uma mesa que possua espaço para organizar as tarefas adequadamente: um cantinho para colocar lápis, canetas, papelaria, calendário, todos os materiais de trabalho à disposição. Foi dessa forma que Lia, também trabalhando em regime de home office, se adaptou. “Montamos um espaço bem iluminado e ventilado, deixando separado do local de alimentação e onde as peças podem ficar dispostas o dia todo. Assim não perdemos tempo buscando e levando para outros ambientes”, relata.

    SAÚDE

    Outro ponto fundamental é pensar na saúde como um todo, em especial, na ergonomia. “Trabalhar em locais não apropriados ou em posição errada pode desencadear vários problemas de saúde, por isso a importância de seguir recomendações profissionais na hora de criar o ambiente”, orienta. Uma cadeira confortável, uma mesa ou bancada que seja da altura ideal, computador bem posicionado: tudo isso faz diferença.

    Nesse sentido, é importante também observar outros hábitos, como o cuidado para não ultrapassar horários, manter uma rotina de alimentação, lembrar de tomar água e não esquecer de cuidar da posição do corpo. “Isso é muito importante também para o rendimento no trabalho”, lembra Lia.

    Confira as dicas ao escolher um lugar para o home office:

    – Espaço bem iluminado e arejado;

    – Local sem circulação de pessoas;

    – Procurar reunir todos os objetos de trabalho neste espaço, evitando idas e vindas;

    – Se não for possível ter vista para fora, incluir plantas para colaborar com um ambiente mais agradável;

    – Ergonomia é fundamental para o espaço, que deve ter móveis adequados;

    – Tomar cuidado com os hábitos (manter horários de trabalho específico, alimentação e hidratação, postura).